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01 SET 2021

Cresce o uso de Internet e atividades de entretenimento online no Brasil


O Alto Uruguai - 27/8/2021 - [gif]


Assunto: TIC Domicílios

No Brasil já são quase 152 milhões de pessoas conectadas, representando 81% da população com idade provável de fazer uso da internet. Em 2019, eram 74%, em relação à conectividade dentro e fora de casa. A pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), reiterou que as interações online continuaram crescendo, tendência já verificada em levantamentos anteriores.

A pesquisa foi apresentada em agosto pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O indicador inédito identificou que o acesso à internet chegou a 83% dos lares brasileiros e 81% das pessoas.

A evolução dessa proporção aconteceu em todas as regiões do país, tanto nas áreas urbanas como rurais. O celular continua sendo o dispositivo mais utilizado. No entanto, houve aumento de desktop, computador portátil ou tablet nos domicílios, saindo de 39% em 2019 para 45% em 2020. No geral, o ano passado representou uma aceleração do uso da rede entre parcelas mais vulneráveis da população. Apesar disso, existem ainda muitos excluídos digitais.

Diante do cenário atual, verificou-se que houve uma migração de atividades essenciais para o ambiente digital. Na comparação com 2019, foi possível avaliar a maior procura por cursos a distância, estudos por conta própria, e serviços online. Outro fator foi o crescimento da realização de transações financeiras no ambiente digital, passando de 33% para 43% em 2020.

O acesso à internet pela televisão foi outra proporção que pela primeira vez apareceu acima do verificado para acesso via computador. O uso da TV para se conectar alcançou 44% dos usuários brasileiros. O gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa, explica que “o avanço do uso da Internet pela TV está associado ao consumo de cultura e entretenimento”, que passou a alcançar uma parcela maior da população.

No entanto, apesar do avanço da internet no Brasil, o país ainda é destaque negativo em alguns pontos, como por exemplo problemas frequentes de conexão — que recentemente, por exemplo, foram debatidos no Rio Grande do Sul. De acordo com o portal Speedtest, o Brasil tem apenas a 73ª internet mais rápida do mundo.

Mundo virtual como entretenimento

No ano passado, outro estudo do Cetic.br, analisando o consumo de cultura no ambiente digital, já mostrava que a rotina de lazer e entretenimento online, assim como a comunicação instantânea, tem ganhado força na vida dos brasileiros. Destaque maior para um forte crescimento do streaming no país.

Assistir a vídeos, ouvir música e jogar são algumas das atividades que impulsionam esse setor, que já atrai grandes empresas voltadas para o entretenimento digital. Segundo dados da consultoria especializada Newzoo, o Brasil está entre os dez primeiros maiores mercados do mundo para jogadores que utilizam diferentes plataformas, como smartphones, consoles e computadores.

O aumento de atividades online durante o último ano e meio é um dos aspectos reiterados pelos diversos estudos sobre comunicação, tecnologia e conectividade, em comparação com levantamentos feitos em anos anteriores. O maior acesso à internet, somado à multiplicidade de dispositivos, também contribuem para isso.

Os dados mostram o efeito de uma nova realidade onde, por causa da pandemia, o brasileiro tem ficado mais em casa e, consequentemente, com mais tempo para ficar conectado. Seja a trabalho e estudo, ou para entretenimento, o brasileiro tem cada vez mais presença digital, isso inclui jogos que estão no mundo virtual, como versões repaginadas de videogame ou cassino.

Jogos e apostas online

No mundo todo, com mais pessoas dentro de casa, fez com que o interesse e investimento em jogos digitais e apostas online crescessem no último ano. O mercado de games, poker e cassino já projeta índices positivos e oferece cada vez mais possibilidades de jogar e apostar em diferentes dispositivos. O comportamento do brasileiro segue essa tendência.

É o que mostra também a Pesquisa Game Brasil – PGB 2021. Dos entrevistados, 72% disseram que têm o costume de jogar jogos eletrônicos. Desses adeptos, 78,9% responderam que o jogo digital está entre as suas principais formas de diversão hoje em dia.

Ainda segundo esse levantamento, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam terem jogado mais; 51,5% realizaram mais partidas online com amigos; 60,9% consumiram mais conteúdos relacionados a jogos; e 42,2% investiram mais dinheiro nessas atividades virtuais.

No Brasil, cada vez mais pessoas assumem a importância e envolvimento dos jogos digitais em suas vidas, que ganham cada vez mais espaço no cotidiano como um entretenimento relevante, conclui a pesquisa.