NIC.br

Ir para o conteúdo
13 DEZ 2006

Cresce insegurança na internet e queixas aumentam 120%






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: JC Online
Data: 13/12/2006
Assunto: Segurança

O ano nem acabou e o número de fraudes e outros incidentes envolvendo internautas já ultrapassou a quantidade de ocorrências de 2005. Levantamento feito pelo Cert (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) aponta que, até setembro, 33,5 mil pessoas foram vítimas de fraudes ou tentativas de golpes por meio da rede mundial de computadores. Em todo o ano passado, foram 27,2 mil.

São ações fraudulentas que, normalmente, têm como finalidade obter vantagens financeiras. O tipo mais comum é o Scam, um "código malicioso", como chamam os especialistas. Trata-se de mensagem não solicitada, que simula uma instituição conhecida, como um banco, e procura induzir usuários ao fornecimento de dados pessoais, como números de documentos ou senhas bancárias.

As reclamações registradas pelo Cert aumentaram 120%. Apesar do número de fraudes ter crescido, não são elas as líderes em queixas, mas o Worm, um programa capaz de propagar-se através de redes para encontrar vulnerabilidades no sistema de segurança de cada máquina. "Para manter o computador protegido, é preciso usar sistemas operacionais atualizados", explica o administrador de sistemas James Gava.