Cortella: tirar celular dos alunos não pode ficar só a cargo do professor
UOL Tilt - 13/1/2025 - [gif]
Assunto: Proibição dos celulares nas escolas
Os alunos das escolas de ensino fundamental e médio não poderão usar telefones celulares dentro dos estabelecimentos de educação, após a aprovação de uma lei pelo Senado, em meio a alertas sobre os efeitos nocivos das telas na saúde e no aprendizado dos jovens. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde hoje, em um evento no Palácio do Planalto.
Segundo dados do Comitê Gestor da Internet, quase dois terços das escolas no país já restringem, por decisão própria, o uso de dispositivos móveis, enquanto apenas 28% os proíbem totalmente.
Ao Canal UOL, Cortella disse que o tema não será fácil e deve trazer embates, mas ressaltou que a discussão é necessária.
Todo uso que for distrativo, ou seja, que desconecta da atenção necessária, ele precisa ter a sua restrição. Nesse sentido, eu sou completamente favorável para um ordenamento e um disciplinamento. Não é fácil. Trará muitos embates e dificuldades, mas será necessário, porque ele está trazendo muitos prejuízos em relação ao aprendizado.
Embora seja um tema importante e necessário. É preciso uma formação concomitamente de educação para que o jovem entenda que ausentar-se do celular, ainda que momentaneamente, fará bem a ela, isto é, vai fazer com que ela ganhe outros modos de prazer e conhecimento. Se não der certo terá de fazer outras formas de autoridade.
Mas ninguém entende que a lei sancionada por Lula será a solução. Isso é a parte do caminho. Existem outros, como a importância da escola em fazer projetos com a família, de utilização mais adequada da tecnologia. Portanto, é um conjunto muito mais completo. De nada adianta colocarmos as crianças fora desse mundo.