NIC.br

Ir para o conteúdo
28 JAN 2005

Consórcio amplia conhecimento sobre ataques na Internet brasileira






Arquivo - Clipping 2005

28 de janeiro de 2005

Veículo: Agência CT, Boletim Sociedade Brasileira de Computação e Módulo Security Magazine
Autor: Assessoria de Imprensa do CenPRA

O Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), vem desenvolvendo pesquisas na área de Segurança de Sistemas de Informação, em colaboração com NIC BR Security Office (NBSO). Desde 2003, o CenPRA coordena a implantação do Consórcio Brasileiro de Honeypots, visando um melhor conhecimento das atividades maliciosas que ocorrem na Internet brasileira.

Honeypots são recursos computacionais dedicados a serem sondados, atacados ou comprometidos, num ambiente que permita o registro e controle dessas atividades. Esses sensores são usados para estudar o comportamento dos ataques na Internet, capturar os códigos maliciosos, determinando quais vulnerabilidades estão sendo exploradas.

Atualmente, o Consórcio conta com 24 sensores instalados em universidades, centros de pesquisa e empresas de telecomunicações, distribuídas pelo País.

Durante este ano, o público brasileiro poderá ter acesso às informações coletadas pelas instituições do Consórcio, resultantes de análises estatísticas sobre a vulnerabilidade e ataques observados. O Consórcio é responsável também pelo envio de informações sobre novos vermes e códigos maliciosos às empresas de antivírus desenvolvedoras de vacinas apropriadas.

De acordo com Antônio Montes, do CenPRA, esse esforço em programas de pesquisas integradas é importante para a formação de especialistas em segurança de Sistemas de Informação no Brasil, o que contribui para o aumento da qualidade em segurança, no conhecimento de redes e sistemas operacionais.

Para informações adicionais visite: http://www.honeypots-alliance.org.br/