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01 NOV 2004

Conheça as últimas estatísticas de spam na internet brasileira






Arquivo - Clipping 2004

01 de novembro de 2004

Veículo: Módulo Security Magazine
Autor: Luis Fernando Rocha

Diminuição no número de notificações referentes à prática de spam através de Open Proxy e Open Relay e aumento de reclamações sobre Spamvertised Website*. Com mais de um milhão de e-mails processados entre julho e setembro, essas são as principais conclusões da circulação de spam em redes brasileiras, segundo dados do último estudo realizado pelo NIC BR Security Office (NBSO), grupo brasileiro de resposta a incidentes de segurança, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-Br).

Apesar de a diminuição nas categorias de Open Proxy e Open Relay ser vista como um fator positivo, os especialistas do NBSO relatam que esse fato pode representar uma migração na ação de spammers. "É difícil afirmar com certeza, mas uma possibilidade é que isto é simplesmente um fenômeno temporário - os spammers podem ter explorado mais esses problemas em redes de outros países durante esse período", explicam Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, analistas de segurança sênior do grupo.

Importância da política de uso aceitável

No trimestre passado, o NBSO relatou que a queda no número de reclamações de Spamvertised Website poderia ser explicada tanto como um fenômeno temporário - "spammers costumam migrar suas páginas entre diferentes redes e diferentes países", quanto um reflexo de mudança de políticas de prestação de serviços em algumas empresas.

Porém, nesse terceiro trimestre, o Spamvertised Website voltou a ser a categoria com o maior número de reclamações. A principal pergunta que fica é: como combater tal prática? Segundo Cristine e Klaus, a adoção de determinadas medidas pode evitar que os spammers continuem utilizando essa atividade.

"O principal recurso contra tal prática é a criação e aplicação de uma política de uso aceitável que impossibilite a hospedagem de páginas web com conteúdo impróprio, ilegal ou ligado a atividades abusivas. Na maior parte das vezes, os envolvidos com essa prática são clientes de data centers que simplesmente não tinham previsto em contrato a possibilidade de desligamento nesses casos. Porém, lentamente, muitos sites estão se dando conta disto e encarando que qualquer atividade relacionada com o spam (como hospedar páginas de produtos vendidos via spam) é tão prejudicial quanto o spam em si", revelam.

Perspectivas para os próximos meses

Pelo terceiro trimestre consecutivo, o estudo registrou um total superior a um milhão de e-mails processados com reclamações sobre spam. Diante de tal cenário, fica difícil acreditar numa reversão desse cenário em longo prazo. "O cenário mundial, do ponto de vista de segurança, reflete diretamente nas ações dos grandes spammers. Enquanto existir um número enorme de máquinas facilmente exploráveis, que podem ser abusadas para o envio de spam, será difícil observar reduções significativas nesses números", apontam Cristine e Klaus.

A perspectiva do grupo para o último trimestre de 2004 é de crescimento no número de notificações. "Em função do que estamos vendo no momento, acreditamos que o volume de e-mails processados deve permanecer constante, fechando o ano de 2004 com, aproximadamente, 4,5 milhões de e-mails", finalizam.

* segundo o NBSO, a categoria Spamvertised Website envolve reclamações sobre máquinas que hospedam páginas com produtos e serviços sendo oferecidos no spam.

Saiba mais:

Estatísticas de Spam no 3º Trimestre de 2004 - NBSO

Spam: uma realidade preocupante na internet brasileira

Estatísticas do NBSO revelam a incidência de spam na internet brasileira