Confira o pronunciamento de algumas operadoras que não irão aplicar franquia de dados na internet fixa
Hardware - 17/04/2016 - [gif]
Autor: William R. Plaz
Assunto: Limite de franquia na Internet Fixa
A Oi, Vivo e a Net, que são responsáveis por 85% das conexões de banda larga no país estão tentando alavancar o método de cobrança via franquia de dados na internet fixa, isto é, assim como já ocorre na internet móvel você terá uma quantidade de GBs mensais para trafegar pelos mais diversos serviços que demandam banda, como a navegação convencional por sites, downloads de arquivos., acesso a serviços de steaming, entre outras coisas.
A comoção contra esse método está sendo gigantesca, já que os usuários claramente perceberam que serão prejudicados na forma como utilizarão a internet, principalmente aqueles que assinam planos mais básicos, de até 2 MB/s por exemplo, que contam com somente 10 GB de franquia de dados.
Além dessas três empresas que dominam o mercado em certas regiões provedores que cobrem uma área menor mas que já se pronunciaram a respeito do assunto, reforçando que não irão aplicar a franquia de dados para os seus clientes. Entramos em contato com algumas dessas operadoras para saber o que elas têm a dizer sobre essa decisão, juntamente com a área de cobertura. Confira:
Algar Telecom
Cobertura: Algar Telecom oferece banda larga fixa em 106 municípios do interior de Minas Gerias, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul
"A Algar Telecom informa que oferece banda larga fixa ilimitada. A operadora reforça que trabalha para entregar uma conexão de qualidade e não prevê mudanças na oferta desse serviço, a não ser que seja necessário, para garantir mais qualidade aos usuários. A companhia disponibiliza acesso à internet com até 200 Mbps de velocidade em determinadas localidades."
Copel Telecomunicações
Cobertura: Copel Telecom fornece internet residencial em 51 municípios do Paraná
"A Copel Telecom é uma unidade de negócios nova. Desde que o grupo decidiu entrar no mercado de telecomunicações, optamos por usar tecnologia de ponta, com fibra óptica pura, o que nos deu uma condição de infraestrutura moderna e robusta. Nossa internet tem simetria de conexão, com taxa de upload igual à de download, e não tem limite de consumo. Respeitamos as decisões dos demais players do mercado e entendemos que cada operadora tem suas estratégias de negócio. No nosso caso, não temos franquia e não adotaremos esse sistema", afirma Adir Hannouche, diretor-presidente da Copel Telecom."
OxenteNet
Cobertura: a OxnteNet fornece internet via radio e fibra ótica no Agreste e sertão de Pernambuco
"Nós (OxenteNet) não iremos limitar o trafego para os clientes, continuaremos como sempre trabalhamos, sem limite de tráfego para que o cliente navegue bem, e sem se preocupar se a sua franquia está perto de acabar."
Vescnet
Cobertura: Estado de Pernanbuco
"A Vescnet compreende que a inclusão da franquia de dados na internet fixa é um retrocesso ao desenvolvimento tecnológico do Brasil.
A internet nada mais é do que trocas de dados, e o papel do provedor é agenciar esse elo entre clientes e pontos de trocas (PTTs/Provedores). Como exemplo, citamos o projeto desenvolvido pelo nic.br: o ix.br, onde todas as operadoras brasileiras participam compartilhando informações de rede nesse ponto de troca. Nesses pontos de partida da internet, como o citado, o sistema de franquia não existe, então por que passar para os clientes esse custo? Tratar a internet como um bem esgotável, a limitando, é uma atitude de desrespeito aos usuários.
O cenário atual deveria ser de expansões de fibras ópticas para que uma internet cada vez mais rápida e de melhor qualidade chegasse às casas dos usuários. De acordo com a resolução 614, do artigo 63, inciso III, § 1 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) a implantação de franquias é legal para provedores, porém a Vescnet vivencia e preserva o futuro da tecnologia que sempre almejamos como empresa onde o acesso e a troca de informações são velozes e livres. Não ao limite!"
Brisanet
Cobertura: Ceará (100% do estado), Paraíba (20% do Estado) e Rio Grande do Norte (40% do estado)
"A Brisanet Telecomunicações, uma empresa genuinamente Nordestina, novamente revoluciona o mercado de internet, após construir a maior rede de fibra óptica FTTH (fibra direto na residência), nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – em breve também no Pernambuco. Novamente sai na frente e anuncia que todos os seus planos de internet residenciais não terão limite tráfego de dados, ou seja, são todos sem franquias para downloads.
Segundo o diretor comercial, Jordão Estevam, o cliente quando solicita um serviço de banda larga tem o direito de usar a velocidade contrata durante todo o mês, “para nós não faz sentido criar franquia nos nossos planos, pois além do Google, Facebook e Netflix armazenarem os seus dados acessados dentro do nosso data center (servidores), a empresa construiu uma ampla infraestrutura de rede de fibra óptica para atender todos nossos clientes, sem redução de velocidade”.
Entretanto, a empresa que está presente em mais de 150 cidades nos 3 estados e diversas já com a tecnologia fibra óptica - FTTH, entre elas, Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte e Mossoró faz uma ressalva importante com relação ao compartilhamento, “os planos sem franquias de dados são para clientes residenciais e que não utilizam para compartilhar com outras casas, assim como, não pode ser comercializado”, diz Jordão Estevam.
A empresa que antes trabalhava somente com internet, recentemente ativou os serviços de TV por assinatura e Telefonia, nas cidades fibradas, “a fibra óptica proporciona à empresa vender uma cesta de serviços e com isso facilita a vida do cliente, pois ele tem os serviços como TV, internet e telefonia em única empresa”, afirma o empresário.
Com a expansão programada, a Brisanet pretende colocar fibra óptica em mais de 100 cidades no interior do nordeste até o final de 2016."
Clean Net Telecom
Cobertura: Vale do Sinos e Área Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grand do Sul.
"O diretor administrativo, Cleber Lenhard, entende não haver razão para limitação de banda, já que a empresa sempre investiu na estruturação de rede para atendimento sem limitações. Não há motivos operacionais para esta ação".