NIC.br

Ir para o conteúdo
03 JAN 2019

Conferência Web.br 2018 movimentou a comunidade em torno da Computação Cognitiva


Thomaello - 31/12/2018 - [gif]


Assunto: Conferência Web.br 2018

A Conferência Web.br 2018 movimentou a comunidade Web em torno do “A Web na Era da Computação Cognitiva”. Durante o primeiro dia do evento a programação foi distribuída em três trilhas (Rachael, Samantha e Ava), em um palco 360º, promovendo o aprendizado na prática sobre as tecnologias Web mais inovadoras.

Os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e aprender a desenhar projetos de dados e inteligência artificial, construir cenas de realidade virtual na Web, aplicar as diretrizes de acessibilidade do W3C em projetos de inteligência artificial, gerir dados abertos, além de técnicas para enganar machine learning (aprendizado de máquina), entre outros assuntos.

Palestrantes nacionais e internacionais fizeram belíssimas apresentações na Web.br 2018! Outro destaque que aconteceu durante os dois dias de evento foi a “Experiência Munduruku”, uma parceria do Greenpeace com o Ceweb.br, na área de convivência os participantes puderam viver uma experiência multissensorial de realidade virtual, simulando uma vivência dentro de uma aldeia indígena na Amazônia.

Em retrospecto sobre os 10 anos da Conferência Web.br, Vagner Diniz (gerente do Ceweb.br) destacou que o evento discute tendências que se consolidam no mercado. Diniz listou temas que a Web.br debateu em edições anteriores que ganharam força com o passar dos anos, entre eles, a discussão sobre dados abertos, sobre HTML 5, da relevância da acessibilidade em dispositivos móveis e também da descentralização da Web.

No segundo dia foi promovido a reflexão sobre os impactos éticos e sociais da inteligência artificial a partir das apresentações de renomados especialistas nacionais e internacionais. Mais de 320 participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Inteligência Artificial Democrática e montar kits de artificial intelligence by yourself em conjunto com Peter Nordström, engenheiro de software do Google e um dos destaques do evento. Na apresentação “Impactos éticos e sociais da computação cognitiva”, Virgílio Almeida (UFMG) lembrou que aplicações usadas no cotidiano são dirigidas por algoritmos cuja intervenção humana é restrita.

Thiago Cardoso (Hekima) na apresentação “Ética e Responsabilidade em Inteligência Artificial” considerou que a inteligência artificial tem potencial para ser a 4ª revolução industrial, porém as soluções devem ser desenvolvidas de forma cautelosa. Enriquecendo o debate, Lucia Santaella (PUCSP) reforçou na apresentação “O crescimento exossomático da inteligência humana”, que as tecnologias são inerentes aos seres humanos e hoje crescem para fora do corpo orgânico, resgatando o histórico das relações entre seres humanos e tecnologia. Chaals Nevile (Enterprise Ethereum Alliance) durante a apresentação “Alimentando a fera – qual a importância dos metadados na era do machine learning?”, destacou a quantidade gigantesca de dados disponíveis on-line e questionou a qualidade dessas informações.

Outro destaque do evento, Léonie Watson (The Paciello Group) demonstrou na palestra “Eu, humano”, a partir das três leis da robótica de Asimov, os ganhos da inteligência artificial para as pessoas com deficiência. Confira como foi legal a Conferência #Webbr2018.