Computação na nuvem: a importância da conexão e da segurança
Telbrax - 09/12/2015 - [gif]
Assunto: Pontos de Troca de Tráfego
A popularização da computação na nuvem auxiliou empresas a criarem serviços e soluções inovadoras. As soluções de cloud computing unem baixo custo e aumento de produtividade, melhorando os resultados de investimentos em TI e agilizando processos internos da companhia. Nesse cenário, no qual a computação em nuvem desempenha um papel indispensável na vida corporativa, a conectividade se tornou um ponto de importância para as empresas, aumentando a busca por uma conexão rápida e estável.
Entretanto, muitas empresas ignoram a importância da segurança para esses serviços. Como a nuvem é utilizada para aplicações que envolvem a análise e o armazenamento de dados sensíveis, a utilização de redes seguras para o envio e recebimento de informações é fundamental para a eficiência das ferramentas. Ter uma nuvem segura é apenas o primeiro passo para o bom funcionamento das suas soluções remotas. Se você quer conhecer meios para garantir maior confiabilidade para seus serviços e a sua infraestrutura de rede, acompanhe-nos!
PTT: garantindo estabilidade e segurança
Quando navegamos por um site, os pacotes de dados que são enviados ao nosso computador fazem um longo caminho. Entre servidores de rede, DNS e grandes cabos de fibra óptica marítimos, as informações passam pela mão de diversas companhias e redes diferentes. Parte desse processo envolve os Pontos de Troca de Tráfego (PTT), que são pontos de convergência utilizados por provedores em todo o mundo para facilitar a troca de dados intra rede.
No Brasil, por exemplo, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br) é responsável pelo PTT.br. O projeto permitiu a criação de 25 PTTs em todo o país. Dessa forma, os provedores podem realizar a troca de dados sem a necessidade de enviarem a informação por diversas redes de terceiros. Assim, pontos de falha ou grandes latências podem ser evitadas, aumentando a qualidade do serviço fornecido ao consumidor.
PTT e cloud computing: convergência transformada em sucesso
Os Pontos de Troca de Tráfego permitem que usuários e empresas sejam conectadas aos seus produtos e ferramentas na web com facilidade e segurança. Com a união entre os PTTs e as tecnologias de Software Defined Networking (SND), empecilhos tradicionais de redes corporativas são eliminados. Dessa forma, as companhias podem gerar e acessar recursos na nuvem com menos consumo de processamento, mais rapidez e um desempenho de maior qualidade.
O SDN facilita a troca de dados entre companhias. Muitas vezes, redes e serviços corporativos de TI utilizam protocolos de desenvolvimento independente para o seu funcionamento. Essa fragmentação dificulta a escalabilidade da rede e a criação de novas funções e serviços. Com o SDN, uma empresa que esteja conectada a um PTT de serviços na nuvem pode efetuar novas conexões virtuais com diferentes serviços e produtos. Ele atuará preparando os pacotes de dados segundo as regras do servidor de destino, aumentando as possibilidades de novas parcerias e ferramentas surgirem.
Computação na nuvem: o futuro das empresas focadas em TI
A tecnologia é uma parceira fundamental na vida das empresas que procuram inovar e reduzir custos. Ter uma infraestrutura de TI que funcione com estabilidade e rapidez é indispensável no dia a dia corporativo. Com o auxílio da tecnologia, companhias podem expandir negócios e criar soluções mais rápidas, convergentes e multiplataforma. A popularização desses serviços tornou os serviços de cloud computing a nova fronteira para empresas que querem estar atualizadas com as últimas ferramentas do mundo da TI.
Nesse cenário de convergência digital, a segurança das conexões de rede de alta velocidade permite que os aplicativos e sistemas executados remotamente para a análise, armazenamento e processamento de dados passou a ser uma preocupação de gestores de TI do mundo todo. O risco de vazamento de dados é uma constante no mundo da tecnologia da informação e proteger-se é indispensável para qualquer empresa. Cada vez mais, a implantação de plataformas na nuvem dá um valor maior à segurança digital.