NIC.br

Ir para o conteúdo
19 JAN 2007

Compras pela Internet






Veículo: O Noroeste Online
Data: 19/01/2007
Assunto: Segurança

A Internet criou uma rotina mundial, que facilita a vida das pessoas: fazer compras ou transações bancárias, sem sair de casa. Mas é preciso ficar atento às fraudes. A boa notícia é que é possível evitar a maioria dos golpes com procedimentos básicos de segurança, que podem ser tomados por qualquer internauta. Uma Cartilha de Segurança, que foi criada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT. br), sugere que se dê preferência a lojas on-line conceituadas, já que fazer compras pela Internet pode ser tão ou mais seguro do que fazer compras na rua, numa loja física, desde que se saiba em que loja comprar.

A primeira atitude que se deve tomar ao acessar uma loja on-line é verificar as condições de segurança que o site oferece. Constatar a existência do certificado digital é o passo mais importante nessa fase. O certificado digital é fornecido por uma empresa autorizada oficialmente, e só é liberado para sites que comprovem sua autenticidade. Além disso, o certificado é a garantia de que os dados fornecidos pelo cliente serão codificados na passagem pela Internet e não possam ser decifrados, mesmo se forem interceptados por golpistas.

Tão importante quanto à segurança do site em que você pretende comprar é a segurança do seu próprio computador. Além de estar livre de programas maléficos, como cavalos-de-tróia especializados em roubar senhas, seu sistema operacional e navegador devem estar rigidamente atualizados. A autenticidade de um certificado digital, por exemplo, é verificada pelo próprio navegador, e se este programa estiver com falhas de segurança, poderá aceitar como verdadeiro um certificado falso. Visite sempre o site dos fornecedores dos programas que equipam seu computador e instale todas as atualizações de segurança logo que estiverem disponíveis.

Desconfie de ofertas muito vantajosas ou pedidos por e-mail. Não deixe que o entusiamo ou a boa vontade turvem seu senso crítico. Estelionatários em geral costumam se aproveitar de situações especiais, como épocas festivas, catástrofes, promoções de qualquer tipo, e outras, para fazer as pessoas caírem em seus golpes. Portanto, se você receber um e-mail com ofertas muito tentadoras, pedidos de doações, alertas ou qualquer conteúdo fora do normal, desconfie. Não saia clicando no primeiro link que enxergar. Além da possibilidade de este link levar a um programa espião com capacidade de roubar suas senhas e outros dados pessoais, você também pode ser levado a uma loja virtual fraudulenta e seus dados de compra (números de documentos, cartão de crédito e conta bancária) serão utilizados criminosamente depois.