Como descobrir se um site é falso? Descubra as dicas principais
Folha Geral - 29/10/2020 - [gif]
Assunto: Registro de domínios
É possível que golpistas ainda usem alguns signos para que o nome do domínio se pareça com o da loja
Antes de comprar qualquer produto, é muito importante saber se o site é verídico ou não. Todos sabemos que é necessário tomar muito cuidado quando se trata de informar dados e dados financeiros. Como um grande exemplo disso, podemos citar os phishing, que são notícias falsas sobre promoções fraudulentas envolvendo o nome de marcas como Submarino e outras.
Apesar de sabermos que Submarino é confiável, muitas pessoas criam golpes falsos usando o nome da empresa para roubar dados.
1. Confira o link e o domínioO que mais é possível encontrar na internet, são pessoas fornecendo promoção falsas pedindo para mandar por email alguns dados. Nestes últimos tempos, em grupos de leitores e escritores como Wattpad, muitos usuários mal intencionados fizeram publicações dizendo que os autores que quisessem publicar o livro deveriam mandar por e-mail.
No entanto, o final terminava com @GMAIL. Já nos mostra que não possuem um domínio próprio. Uma editora ou qualquer site que possui email, precisa ter o final dele com @nomedosite.
Além disso, o próprio nome do site / domínio pode significar muita coisa. Não devemos reparar apenas no email, já que ele pode acabar tendo um domínio. Por exemplo, se ver um site que faz promoções da Amazon ou outra loja famosa, deve tomar cuidado se o domínio não for o próprio nome da loja.
É possível que golpistas ainda usem alguns signos para que o nome do domínio se pareça com o da loja. Por exemplo, iremos levar em conta a Submarino.com. Muitos deles colocam um “0” em vez do “o” e conseguem comprar um domínio muito parecido. Dessa forma, ficaria por “Submarin0.com”. Quem passa o olho por cima, muitas vezes pode não saber.
Vale ressaltar que podem trocar as terminações após o ponto. Por exemplo, em vez de fazer Submarino.com, seria algo como Submarino.net, Submarino.website.
2. Use o WHOIS
Tem alguma loja com promoções em suas redes sociais mas não sabe se é confiável? É bem simples! O Whois cadastra todos os domínios e é lá que se pode descobrir quem é que o comprou. A pessoa antes de comprar um, deve informar CPF e / ou CNPJ. Claro que se for uma empresa confiável, mostrará o CNPJ.
É possível que fraudulentos paguem para que o número e nome do dono não apareça. Dessa forma, a consulta se torna ainda mais difícil. Caso encontre nomes, procure essas pessoas em redes sociais e pesquise em sites para descobrir quais as pendências com o CPF ou CNPJ.
Acesse o site https://registro.br/2/whois para descobrir se o domínio é verídico!
3. Pesquise no Análise Loja
Existe um site na internet que é bem famoso pela publicação de Reviews sobre lojas online: Análise Loja.
Lá, é possível encontrar relatos interessantes sobre outras pessoas que compraram e qual a reputação no site Reclame Aqui e Ebit. Se você não sabe investigar informações de domínio, uma dica é entrar lá e pesquisar o nome da marca.