Como criar e tornar seu blog um sucesso?
Startupi - 23/06/2015 - [gif]
Autor: Fernanda Santos
Assunto: Domínios
Pensando no Startupi, que nasceu como um blog e hoje vem se consolidando no mercado, contando ainda mais com o apoio e a participação de vários colaboradores e entidades importantes do ecossistema, olhamos para trás e vemos que muito foi conquistado, mas precisamos continuar inovando e estudando para alcançar nosso objetivo, que é criar um portal de qualidade, feito pelo ecossistema para o ecossistema.
Para ajudar aqueles que pensam em criar o seu próprio blog, selecionamos algumas dicas essenciais, mas antes, vamos a alguns dados importantes: hoje a Blogosfera virou febre no mundo inteiro, já são 153 milhões de blogs, atingindo e influenciando milhões de pessoas. Hoje muitos assumem a profissão de “blogueiro”, que é super rentável e que não para de crescer. Para ter uma ideia, a italiana Chiara Ferragni, uma das blogueiras mais famosas do mundo, com mais de três milhões de seguidores, fatura R$ 20 milhões por ano. No Brasil, há blogueiras faturando mais de R$20 mil, apenas por uma publicação.
Hoje o blog está sendo considerado empreendedorismo e visto realmente como um negócio. São eles que dão dicas de moda, beleza, tecnologia, fazem review de produtos, passam informações aos leitores, propagandas e comerciais online. Com tanta popularidade, muitas pessoas acabam até sonhando com a possibilidade de criar um blog.
Mas não pense que é fácil! Ser blogueiro de sucesso e poder realmente cobrar pelo trabalho leva tempo e requer acima de tudo, profissionalismo e humildade.
Se a sua meta é criar uma audiência com um grande grupo de pessoas e até ganhar dinheiro com o seu blog, você precisará dedicar boa parte do seu tempo nas grandes redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest, Chictopia, Instagram e Lockerz. A razão pela qual é tão importante o uso das redes sociais é porque são uma das vias mais importantes para você atingir o potencial de ganhar novos leitores e direcionar tráfego para o seu site. É através das redes sociais que as pessoas acabam conhecendo o seu blog e o seu trabalho.
As empresas só investem em blogs depois de analisarem tudo, interações e visualizações em todas as redes: Blog, Youtube e Redes Sociais. São as redes que ditam o fator “preço”. E quando o reconhecimento chegar, as oportunidades também surgirão. Exposição de trabalhos, patrocínios, dinheiro e até mesmo prêmios.
Começar um blog é tarefa fácil, você não precisa ter muita experiência em HTML e também não precisa investir uma fortuna. O mais difícil é manter o blog e fazer com que o mesmo seja um sucesso, então antes de você começar um blog, você deve perguntar a si mesmo: Por que você quer um blog? Normalmente, as pessoas criam blogs para expor as suas ideias, dividir suas opiniões ou até mesmo para expor um hobby. E então, qual a seria a função do seu blog? Se o blog for apenas para diversão, então “relaxe e aproveite a viagem”. Mas, se for para criar uma empresa ou um negócio, então o mesmo requer tempo e muita paciência.
Pensando nisso, o Startupi trouxe uma lista que a CBB, primeira comunidade de blogueiros do Brasil, criou com os “10 primeiros passos” que irão lhe ajudar nessa empreitada de como iniciar um blog.
1º Passo – Que tipo de blog criar e que tema abordar?
Esse será o seu primeiro e mais importante passo para iniciar sua nova jornada. O tipo de blog é que vai criar o conteúdo do seu blog. É com esse conteúdo que você atrairá leitores, empresas para patrocínios e parcerias. São tantos assuntos e tantas diversidades a serem abordadas, que fica até difícil de escolher. Você pode falar sobre fashion, beleza, música, livros, culinária, poesia ou STARTUPS como nós! Mas um dos fatores mais importantes que você deve considerar é em qual assunto você se diferencia de outros blogs. Então, antes de você escolher o tema do seu blog, faça uma lista de suas metas e ideias. Pergunte a si mesmo: O que você gosta de fazer? Sobre o que você quer falar? Qual a sua experiência? Qual a sua paixão e seu talento? Lembre-se que o blog é como se fosse a sua voz, mas num formato diferente. E é com essa voz que você vai expressar e dividir as suas opiniões, atrair e fidelizar os seus leitores.
Seja original e crie a sua própria linguagem. Falar de uma coisa que você desconhece fica muito mais difícil. Se você falar com paixão sobre o assunto, certamente os leitores irão perceber e identificar-se com você. Outro fator muito importante: Copiar conteúdo de outros blogs não está com nada e o leitor sempre acaba descobrindo. Muitas pessoas acabam começando um blog e abandonando-o por falta de assunto e originalidade.
2 º Passo – Conteúdo
Existem vários tipos de blogs, alguns carregam o conteúdo pela parte da escrita, outros pela parte visual com fotografias e outros que combinam os dois, escrita e visual.
Se a sua opção é carregar mais na escrita, aí vão algumas dicas: Saber escrever muito bem é essencial e não basta saber apenas as regras básicas da língua portuguesa. É imprescindível que você saiba sobre o conteúdo que está escrevendo e que esse conteúdo transmita, de maneira interessante e atrativa, as suas informações e suas ideias aos seus leitores.
Também é muito importante decidir que tipo de linguagem você irá utilizar. Procure utilizar uma linguagem de fácil entendimento, para que a leitura torne-se atrativa. Não faça uso de muitas gírias ou abreviações nem de palavras de baixo calão (palavrões).
Após ter lançado o conteúdo no ar, é hora de ouvir os seus leitores. É através dos comentários e da participação deles que você irá descobrir se está no caminho certo. Com isso você poderá se aprofundar ainda mais nos assuntos que foram mais visitados e compartilhados. Qualidade de expressão e originalidade são essenciais. Deixe a sua criatividade e as suas ideias fluírem!
3 º Passo – A escolha do nome
Seu RG na Blogosfera – Lembre-se que é com o nome do seu blog que você será reconhecido. A escolha do nome é tão importante quanto qualquer outro passo para começar um blog. É com o nome que seu blog será reconhecido e procurado nos sites de busca e redes sociais. Pense que o nome do seu blog será a sua marca e a sua assinatura. Antes de escolher o nome do seu blog, tente aplicar essas três regras básicas: O nome do blog precisa se identificar com o conteúdo do mesmo. Muitas pessoas acabam vendo o nome do blog muito antes de tê-lo visitado. O nome seria uma espécie de identificação. Escolha um nome que marque, seja original, mas que também faça parte da sua identidade e do seu conteúdo. O nome precisa ser fácil de ser lembrado e também de ser pronunciado. Fique longe de palavras inventadas ou muito compridas. Nomes muito complicados ou com pontuações e símbolos, ficam difíceis de serem achados nas redes sociais e também nos sites de busca. Portanto, preste muita atenção na soletração do nome do blog.
Outro fator importante é o nome do blog ser igual ao nome do domínio. Então, antes de registrar, é bom consultar para certificar-se se o nome que deseja ainda está disponível para compra. Ter o nome do blog diferente do nome do domínio pode causar confusão, frustração e perda de tempo.
4 º Passo – Que plataforma usar utilizar?
Existem três plataformas de uso para blogs: Blogger, WorldPress e Tumblr. As três plataformas são razoavelmente fáceis de utilizar, mas hoje em dia as mais populares aqui no Brasil são as plataformas do Blogger e WordPress, o Tumblr já é muito popular nos USA e vem ganhando um grande espaço nas redes de bloggers. Então, colocamos para vocês algumas informações básicas sobre as três plataformas:
Blogger
O Blogger/Blogspot permite a hospedagem de blogs nos servidores do Google,de forma gratuita e com uma interface bastante intuitiva. Com ele é possível você criar desde um blog simples até um blog profissional. Você pode fazer a personalização do seu Template e deixar o site/blog de acordo com as suas necessidades. Existem váriosPplugins que você pode integrar ao Blogger, mas todos eles são desenvolvidos pelo Google Company.
WordPress
O WordPress é uma plataforma de desenvolvimento de sites e blogs que possui duas versões: a gratuita e a paga. Na versão gratuita (wordpress.com), os serviços são super básicos, você praticamente não tem controle sobre o seu blog, a não ser que pague por serviços adicionais.
A versão paga (wordpress.org), já vem com muitas vantagens e flexibilidade sobre o seu blog, pois ele oferece um programa de software grátis para você utilizar, porém você precisa pagar pelo domínio e hospedagem do site.
Você pode desenvolver o seu blog/site de acordo com as suas necessidades, instalando Plugins, temas, editando CSS e HTML da página, mas o único problema é a complexidade do programa.
Tumblr
O Tumblr é um sistema de rede social e micro blog que permite aos seus usuários compartilhar links, textos, vídeos, áudios, e também criar uma rede de seguidores e seguidos, podendo ver no seu painel de controle os últimos posts daquela pessoa que você segue. Você também pode customizar a sua pagina do Tumblr. Hoje em dia o Tumblr vem ganhando muita popularidade, já que você pode ligar suas redes sociais diretamente à sua pagina do micro blog.
Antes de escolher a plataforma é muito importante ter a certeza da complexidade do blog/site que você quer criar. Tendo isso em mente, ficará muito mais fácil escolher a plataforma que será utilizada.
5 º Passo – Registro do nome
Agora que você já sabe qual plataforma usar e tem o nome para o seu blog, o próximo passo será a decisão de registrar ou não o domínio do nome do seu blog. Mas afinal, o que é um domínio? De forma simples e rápida, a resposta é: Domínio é o seu endereço na web, a sua URL, o seu “www”. Quando alguém perguntar a você “qual é o seu site”, você irá responder qual o seu endereço na web, portanto, esse é o seu domínio.
Quando você se inscreve no Blogger ou no WordPress para criar um blog, normalmente o nome do seu blog vai ter um extensão com o nome do provedor do seu blog, por exemplo: nomedoblog.blogspot.com.br ( para quem usa Blogger) ou nomedoblog.wordpress.com.br (para WordPress).
Se você optar por registrar o seu domínio, seu endereço ficará www.nomedoblog.com.br (ou a extensão que você escolher), dessa forma, o nome do seu provedor não irá mais aparecer e a URL ficará mais curta e fácil de ser lembrada. A escolha é totalmente sua, faça de acordo com as suas necessidades e metas sobre o seu site.
Se você criar um blog mais para uma diversão e passatempo, então não há necessidade de investir no registro do domínio do seu blog. Porém, se você criar um blog para ser uma empresa, o domínio do nome próprio dá ao visitante a sensação de profissionalismo e seriedade. Suponhamos que você crie um blog maravilhoso, com um nome super diferente, então o seu primeiro investimento será registrar o nome do seu blog o mais rápido possível, assim você não corre o risco de perdê-lo. O registro do domínio te beneficiará nessa longa jornada. Com relação aos preços, o domínio .com.br custa, aproximadamente, R$30,00 (trinta reais) por um ano e você poderá registrá-lo no site Registro.br. Já os domínios .com e .net custam em média R$20,00 (vinte reais) por um ano, podendo registrá-lo no site GoDaddy (site em inglês).
6 º Passo – Design do blog
Encontrar o design certo para o seu blog vai depender de vários fatores, o que você deve considerar é o tipo de blog que quer apresentar. Ele pode ser um tipo revista, com muita informação ou pode ser estilo do blogger com um post de cada vez. Isso será algo muito pessoal que você mesmo terá que determinar. Mas para auxiliá-lo nessa escolha, nós separamos algumas referências importantes que você deve ter em seu design:
Logotipo ou Banner: Criar um logotipo ou um banner para o seu blog é sempre bem vindo. Assim você já chama a atenção dos seus leitores na primeira visita.
Categorias: A organização é fundamental. Tente transferir suas ideias e informações para o blog de uma maneira simples e fácil de ser encontrada.
Sobre o Blog: Alguns blogs dispensam apresentação, mas é muito interessante uma página contando um pouco da história do blog, seus autores e demais informações que você achar relevante.
Pagina de contato: É muito importante que você crie uma página de contato, pois será através dela que seus visitantes poderão te contactar, e até mesmo negócios poderão surgir à partir disso.
Busca e arquivo: Manter o blog organizado irá facilitar o acesso aos arquivos. No entanto, alguns posts podem não ficar visíveis na página principal, e isso ajudará a localizar assuntos do interesse do leitor.
Registro do FeedBurner: colocar o registro em uma área que seus leitores possam achar com facilidade.
Ícones das Redes Sociais: Se você optou por criar perfis nas redes sociais que remetem ao seu blog, então é extremamente importante que os ícones estejam na página principal do seu blog, sempre com links para a sua página na rede social.
Direitos Autorais: Ninguém gosta de ter o seu conteúdo plagiado, plágio é crime, todos sabem disso, mas há muitos internautas que não se importam com isso. Se você não se importa em ter o seu texto copiado, então esqueça, mas se você é daqueles que não quer ver o seu conteúdo sendo copiado, seja parcial ou integralmente, então é melhor deixar bem claro isso em seu blog. Mas uma coisa é certa: Não se esqueça da importância de mostrar a sua marca e a sua originalidade em cada post.
7 º Passo – Fotografia
É com a fotografia que você pode compor e enriquecer ainda mais o conteúdo do seu blog. Você deve criar vida ao seu contexto e ao mesmo tempo harmonia entre as palavras e as fotos. Lembre-se que um post com fotografias de qualidade e com um texto bem elaborado, fica muito mais atrativo e interessante, na maioria das vezes são essas fotos que irão ser lembradas e comentadas. É com essa visualização que os seus leitores irão se identificar e sentir-se atraídos ainda mais pelo seu blog. E não se esqueça que a sua meta é sempre atrair os leitores.
Escolha as imagens com cuidado e com resoluções de qualidade, existem vários editores grátis que podem auxiliá-los na edição de imagens, e podemos citar aqui o Picmonkey, Photoscape, GIMP, Photofiltre, que são programas super básicos e fáceis de usar na hora de editar uma foto.
Se você decidir postar uma imagem que não lhe pertence, nunca se esqueça de que existem direitos autorais e os mesmos devem ser preservados.
Tome cuidado para não poluir o seu texto, não transforme o seu post em um álbum de fotos. Lembre-se que as imagens servem apenas para reforçar o seu conteúdo escrito, a não ser que seu blog seja mais voltado para a área de fotografia.
8 º Passo – Rede Social
Se a sua meta é criar uma audiência com um grande grupo de pessoas e até ganhar dinheiro com o seu blog, você precisará dedicar uma boa parte do seu tempo nas grandes redes sociais; Facebook, Twiiter, Pinterest, Chictopia, Instagram e Lockerz. A razão pela qual é tão importante o uso das redes sociais é porque são uma das vias mais importantes para você atingir o potencial para ganhar novos leitores e direcionar tráfego para o seu site. É através das redes sociais que as pessoas acabam conhecendo o seu blog e o seu trabalho. Você sabia que o Facebook acabou de atingir um bilhão de membros? Imagine como você pode usar isso ao seu favor!
9 º Passo – Lançamento do blog
Agora que você está quase pronto para lançar o seu blog, criamos uma lista com o intuito de ajudar com algumas tarefas que também são essenciais:
Posts prontos para serem lançados: Nós recomendamos pelo menos 10 posts prontos.
Cadastramento nas Redes Sociais: Se você optar em participar das mesmas – Facebook, Twitter, Pinterest, Lockerz e Instagram.
Analíticas: Pelo Google – esse site ajuda você a gerenciar todos os pontos de analíticas do seu blog, como tráfego, palavras mais procuradas, número de vistas diárias, mensais, anuais, e muito mais.
Feed Burner: Gerenciamento de cadastramento de e-mails. Esse site vai cadastrar todas pessoas que se registrarem no seu site.
Conta de e-mail pronta para receber e-mails: Existem vários sites de ajuda de gerenciamento de e-mails. Assim fica mais fácil para você se organizar.
Rever e reler o seu blog várias e várias vezes: Dê uma ultima olhada na visualização e procure por erros gramaticais. E não se esqueça: a propaganda é a alma do negócio. Assim que você lançar o seu blog, o próximo passo é divulgá-lo muito, participe de grupos, interaja, divulgue o seu site para amigos e parentes, troque informações e conhecimento. Participe de eventos e conferências, converse com outros blogueiros e troque ideias. Esteja sempre atualizado sobre assuntos e o mais importante de tudo, nunca deixe de ser você mesmo.
10 º Passo – Reconhecimento
Ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido em seu blog é o sonho de todo blogueiro, mas reconhecimento é algo que vem com o tempo e deve ser conquistado. Para chegar lá, você terá uma boa caminhada pela frente, é preciso muito trabalho, paciência e dedicação.
No mundo dos blogs você depende muito dos seus leitores, são eles que vão divulgar e expor o seu trabalho, por isso, ser criativo e original é um dos passos mais importantes. É com essa criatividade que você irá atrair os seus leitores.
Seja cativante, participe, fale, comente e responda aos comentários. Visite outros blogs e deixe o seu recado, afinal de contas, todo blogueiro adora receber comentários.
E quando o reconhecimento chegar, as oportunidades também surgirão. Exposição de trabalhos, patrocínios, dinheiro, e até mesmo prêmios.
Mas, como em qualquer área profissional, não é fácil obter esse reconhecimento e muitas vezes isso demora a chegar. Normalmente, uma empresa ou pequeno negócio demora aproximadamente de um a dois anos para ter rentabilidade, com um blog não é diferente. Inovar sempre, desanimar nunca!
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