NIC.br

Ir para o conteúdo
23 AGO 1999

Comitê Gestor vai apresentar novos membros






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: Canal Web
Data: 23/08/1999
Assunto: Sucessão do CG

São Paulo - O Comitê Gestor (CGI.br), que regula a Internet no Brasil, vai apresentar seus novos representantes, que serão escolhidos pelos ministros da Ciência e Tecnologia e das Comunicações este mês. Os novos indicados serão apresentados ao secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Américo Pacheco.

Para o representante dos usuários, Raphael Mandarino, cada entidade do setor deveria indicar um representante. Mandarino também acredita que a gestão do CG deveria ser única. "Em vez de bicameral, político e técnico, o CG deveria ter uma única gestão e aumentar o número de representantes de nove para doze", sugere.

Em reunião realizada na última semana, os atuais membros do CG apresentaram sugestões para a composição da nova cúpula e aprovaram o texto do documento "Recomendações para Desenvolvimento e Operação da Internet no Brasil", disponível para consulta no site da instituição há dois meses.

No último encontro da atual gestão, o CG decidiu ainda tomar medidas contra os proprietários de domínios que não têm cumprido as regras necessárias para o registro e a manutenção dos endereços. De acordo com dados do próprio Comitê, existem hoje 113 mil domínios registrados na Web brasileira, dos quais 33.578, cerca de 25%, estão inadimplentes. O CG alega que todos os proprietários de endereços em situação irregular já foram notificados e podem perder seus domínios.

A segurança também foi abordada na reunião, que aprovou procedimentos para coibir a prática de crimes, como interceptação e alteração de dados, pela Internet. Os responsáveis pelas redes envolvidas nesses incidentes também serão advertidos.

Durante os dois anos em que esteve na cúpula do CGI.br, Mandarino conta que a maior contribuição do Comitê foi a implantação dos Requisitos Mínimos para o Funcionamento da Internet. Trata-se de uma documentação sobre regras e regulamentos para os provedores de acesso, backbone e conteúdo e para os usuários. Entre os pontos principais, está a recomendação que estabelece que todos os provedores devem manter uma equipe de segurança. Regras como o armazenamento dos dados das conexões dos usuários por três anos também foram estabelecidas pelo CGI.br. O regulamento está disponível na integra no site da instituição.