NIC.br

Ir para o conteúdo
03 JUN 2003

Comitê Gestor terá nova formação e eleições via Web






Arquivo do Clipping 2003

Veículo: IDG Now!
Data: 03/06/2003
Assunto: Comitê Gestor

Por Daniela Braun

Nas próximas semanas, o Comitê Gestor da Internet no Brasil define as regras para o credenciamento de entidades de diversos setores que integram sua próxima gestão e serão eleitas via Internet.

"A idéia é realizarmos uma votação eletrônica com total transparência e divulgação, além de abrir o leque de representação e participação de entidades no Comitê entre organizações não governamentais, membros da sociedade civil, empresários, provedores de acesso à Internet, indústria de software e hardware", explica Cássio Vechiatti, representante da Comunidade Empresarial no Conselho do Comitê Gestor.

Conforme explica o conselheiro, anteriormente, o conselho era composto por representantes de 12 setores cuja escolha é definida pelas entidades que congregam cada segmento e aprovada pelos ministros das Comunicações e de Ciência e Tecnologia.

"Até o dia 25 de maio, montamos um novo esquema de composição do Comitê Gestor, que está em aprovação. A proposta envolve oito representantes do governo, quatro integrantes do setor empresarial, três do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica, sendo que os representantes do governo serão indicados pelos ministérios e os outros integrantes serão eleitos via Internet", detalha Vechiatti.

Se aprovada a nova composição, com 18 integrantes, na área pública, por exemplo, o Comitê Gestor da Internet passará a contar com oito representantes do governo. Além da representação já existente entre os Ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia e a Agência Nacional de Telecomunicações, o Comitê pode incluir representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Conselho Nacional Científico e Tecnológico e do Fórum Nacional dos Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia.

No setor empresarial, além dos representantes de provedores de acesso à Internet, de provedores de infra-estrutura de telecomunicações, de bens de informática e software, segundo Vechiatti será criada a representação para o "setor empresarial usuário", destacando um espaço no conselho para as empresas que movimentam o grande uso da Internet por meio do comércio eletrônico.