NIC.br

Ir para o conteúdo
18 MAI 1999

Comitê Gestor lança diretrizes para garantir qualidade mínima dos provedores






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: Canalweb
Data: 18/05/1999
Assunto: Qualidade dos provedores

O Comitê Gestor, órgão criado para administrar a Internet no Brasil, apresentou hoje, em uma lista de provedores, algumas diretrizes para que os serviços de Internet tenham um padrão mínimo de qualidade. Provedores de todo o Brasil se mobilizaram para comentar as novas diretrizes. Mas Fábio Marinho, representante dos provedores no Comitê Gestor, fez questão de frisar que as normas divulgadas são apenas sugestões e necessitam ainda da opinião das partes envolvidas. "O que fizemos foi colocar uma série de diretrizes para garantir qualidade dos serviços de Internet. Fizemos isso exatamente para criar uma ampla discussão em torno do assunto e nada do que foi divulgado é definitivo, muito pelo contrário", garante Fábio.

As novas diretrizes apontadas pelo Comitê Gestor têm como alvo os provedores de backbone e os provedores de acesso para usuários finais. O site www.pangeia.com.br/gtsprov/padrao traz um documento não oficial com as diretrizes apontadas pelo CGI.br. "É importante dizer que o documento apresentado não foi divulgado pelo Comitê, tampouco precisões necessárias para se entender a proposta do Comitê Gestor", explica Fábio. No documento são apresentadas algumas sugestões como sendo decisões finais. "Quanto a criação de um Código de Ética, por exemplo, o Comitê Gestor acredita que isso pode ser feito pelos próprios provedores e não pelo Comitê, como o documento aponta", esclarece Fábio.

Já Erick Sanz, presidente da ANPI - Associação Nacional dos Provedores de Acesso -, garante que muitos provedores pequenos, principalmente do interior do país, terão problemas para se enquadrar nos padrões mínimos de qualidade sugeridos pelo Comitê Gestor. "É muito difícil, por exemplo, que provedores do interior possam contar com o serviço de identificador de chamadas, até porque isso depende diretamente das operadores de telefonia", comenta Sanz. Para Fábio, a opinião do presidente da ANPI é exatamente o que o Comitê Gestor esperava. "Precisamos criar discussões para que as decisões finais sejam tomadas em conjunto entre todas as partes envolvidas na Internet Brasil", conclui.

Entre as diretrizes sugeridas pelo Comitê Gestor, destacam-se:

  • Identificação de chamada
  • Contrato com política de uso aceitável e dados cadastrais completos dos assinantes
  • Manutenção por cinco anos de dados das conexões dos assinantes
  • Fornecimento, se solicitado pelo usuário, dos números de telefone utilizados para acesso à conta