NIC.br

Ir para o conteúdo
31 MAI 2005

Comitê Gestor da Internet no Brasil completa 10 anos






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Agência MCT
Data: 31/05/2005
Assunto: CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, entidade responsável pela governança da rede no País, comemora seu décimo aniversário hoje (31), em solenidade às 19h30 em São Paulo (SP). Sua criação partiu de uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações, que decidiram, por meio de uma portaria interministerial, atribuir a um comitê gestor o desafio de cuidar do desenvolvimento da internet no Brasil. O foco era a efetiva participação da sociedade nas decisões, envolvendo a implantação, administração e utilização de seus recursos.

No ano passado, foi realizada uma eleição eletrônica e aberta para a escolha dos representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Foi a primeira vez que representantes da sociedade civil foram escolhidos para integrar o comitê e debater, junto com o governo, prioridades para a área.

"O Comitê Gestor vem desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento da internet no Brasil e passou por uma evolução significativa com a democratização da eleição dos seus membros. Com representantes da indústria, usuários e do terceiro setor, o processo de governança da internet no País ganhou maior legitimidade e transparência", avaliou o coordenador do comitê e secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Lopes.

As competências do Comitê Gestor da Internet incluem a gestão e administração de nomes de domínios e números IP, gestão do tráfego internet (interconexão de redes nacionais e internacionais), segurança operacional da rede e a representação da internet brasileira junto aos organismos internacionais vinculados à operação e funcionamento da internet no mundo.

Esse modelo, criado no início da comercialização dos serviços de internet no Brasil, garantiu várias conquistas que não foram possíveis em muitos outros países como, por exemplo, a separação operacional e legal entre os serviços de internet e a infra-estrutura de telecomunicações. Além disso, cabe ao Comitê Gestor o crédito pelo incentivo às primeiras redes metropolitanas e à interconexão nacional das backbones (espinhas dorsais), de modo a otimizar o tráfego nacional da rede.

Segundo Marcelo Lopes, a principal questão estratégica neste ano é levar o modelo brasileiro de governança da internet para a Cúpula da Sociedade da Informação, que será realizada em novembro, na Tunísia. A intenção é fazer uma avaliação do modelo brasileiro e verificar a possibilidade de vir a ser adotado mundialmente.