NIC.br

Ir para o conteúdo
29 JUN 1999

Comitê Gestor contrata profissional para organizar os números da Internet no Brasil






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: O Globo
Data: 29/06/1999
Assunto: Métrica da Internet

O Comitê Gestor decidiu contratar um profissional da área de estatística para desenvolver pesquisas sobre os números da Internet no Brasil. Esta decisão foi tomada na última reunião do grupo, que aconteceu no início de junho em São Paulo. De acordo com o secretário executivo do comitê, Raphael Mandarino Júnior, as primeiras pesquisas deverão ser publicadas até 25 de agosto, quando os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia deverão designar uma nova equipe para comandar as ações do grupo. A próxima reunião acontecerá no dia 7 de julho em Brasília com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Bresser Pereira.

A próxima reunião do comitê estava marcada para esta quarta-feira, mas foi adiada depois de o ministro Bresser Pereira ter tomado a iniciativa de participar desse encontro. O ministro pediu para incluí-lo na reunião na última quinta-feira. De acordo com Mandarino, o ministro está querendo acompanhar os passos do grupo no desenvolvimento da Internet no país. A pauta da próxima reunião ainda está sendo elaborada.

Na última reunião, o grupo reconheceu a Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) como o primeiro Ponto de Troca de Tráfego (PTT) da Internet brasileira. Mandarino diz que a idéia é propagar esta iniciativa para que o Brasil possa ter outros pontos com esta função e racionalizar, assim, o trânsito das informações que circulam pelos backbones estabelecidos no ciberespaço tupiniquim.

Com um layout mais moderno, o novo site do comitê, em <www. cg.org.br>, deverá apresentar nos próximos dias os primeiros resultados das discussões abertas à comunidade.

- Isso é muito importante para mostrar à população internauta que o comitê não quer ter o ranço de uma administração feita por meia dúzia de pessoas - afirma Mandarino.

Os interessados em saber quantos internautas existem no Brasil, qual o número de hosts nacionais, entre outras informações, também deverão apontar o browser para a página do comitê. As estatísticas geradas pelo grupo serão publicadas no site até o fim de agosto.

Os representantes do comitê também decidiram na última reunião que o Brasil deve ter um representante em alguma diretoria do Iana (Internet Assigned Numbers Authority), novo administrador mundial da rede. Se prevalecer a vontade dos integrantes do grupo, o representante do Brasil será Ivan de Moura Campos, primeiro coordenador do comitê gestor no país. Mas o secretário-executivo do comitê explica que, antes de tudo, é preciso que Moura Campos aceite a indicação. A partir daí, o grupo poderá apresentar o candidato para representar o Brasil no centro da administração mundial da Internet.

- Escolhemos o Ivan porque ele foi um dos precursores da Internet no país e é muito respeitado pela comunidade internauta mundial - diz Mandarino.

Os membros do grupo continuam esperando as manifestações da comunidade internauta no novo site. Basta acessar as páginas e registrar sua dica.