NIC.br

Ir para o conteúdo
21 JUN 1999

Comitê Gestor abre consultas públicas na Internet






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: IDG Now
Data: 21/06/1999
Assunto: Consulta pública

A partir de quarta-feira, os usuários brasileiros poderão opinar a respeito das diretrizes que balizarão o futuro da Internet no Brasil. A iniciativa é do Comitê Gestor

Paulo Amaral

A partir de quarta-feira, todos os internautas brasileiros poderão ter acesso aos documentos produzidos pelo Comitê Gestor (CGI.br) da Internet do Brasil e enviar críticas, sugestões e comentários sobre os temas abordados. O CG define o planejamento estratégico para melhorar as condições da Internet brasileira.

Cada documento ficará disponível por 10 dias para consulta pública e depois deste prazo eles serão discutidos e definirão a linha de atuação do CGI.br. Esta semana serão publicados dois documentos. O primeiro trata das recomendações para o desenvolvimento e operação da Internet brasileira e o segundo cria diretrizes para alocação e designação dos números IP.

O objetivo do primeiro documento é criar junto aos provedores de backbone e acesso um conjunto de mecanismos que garantam a segurança da comunidade de Internet, assim como facilitar a identificação, apuração e punição de práticas ilícitas na Web. O segundo visa balizar o crescimento da rede nacional.

Segundo Raphael Mandarino, secretário executivo do CGI.br, "a Internet é um assunto importante demais para estar na mão de órgãos específicos ou governos, por este motivo, o CG está trazendo todos estes temas para a discussão pública, fazendo com que todos participem".