Com 20 anos, internet já é responsável por pequenas e grandes revoluções
EPTV - 06/08/2011 - [ gif ]
Assunto: Indicadores CETIC.br
Uma em casa três pessoas tem acesso à rede no país; veja os impactos do mundo online
A internet que conhecemos, com acesso livre para todos, completa 20 anos neste sábado (6). Antes restrita aos laboratórios de universidades, agora ela faz parte da vida de todos nós, sendo capaz de provocar revoluções no mundo e dentro de casa. Confira o vídeo ao lado.
As relações sociais são um bom exemplo do impacto causado pelo mundo online. A administradora Juliana Nakamoto conheceu o namorado pela internet. Eles começaram a se falar, marcaram o primeiro encontro e logo trocaram alianças. Quando um está longe do outro, os e-mails aproximam o casal. “Hoje em dia tudo a gente pode fazer pela internet. Procurar receita, tirar dúvidas sobre doenças”, disse.
A internet é responsável por pequenas e grandes revoluções. Nas últimas eleições presidenciais, os candidatos abusaram das redes sociais. Mesma ferramenta usada para organizar os protestos no Egito, que derrubaram o ditador Osni Mubarak, depois de 30 anos no poder.
O acesso à rede já não depende mais do computador. Pelo celular é possível receber e-mails, conversar com os amigos e no futuro ela vai estar presente também em outros objetos.
Um exemplo é o robô espião com câmera, que poderá ajudar na segurança das empresas. O controle é feito via internet pelo celular, que recebe todas as imagens.
Outra inovação é a cadeira de rodas que transmite os dados do paciente direto para o médico que está no consultório.
Além disso, a geladeira de casa poderá ter várias funções, além de armazenar alimentos. “A geladeira do futuro poderá detectar a falta de algum alimento, receber aviso de promoção, fazer a compra e o supermercado entregar automaticamente“, disse o pesquisador da USP de São Carlos Eduardo Simões.
Confira alguns dados sobre a internet no Brasil:
- Uma em cada três pessoas tem acesso à internet no país, de acordo com o Comitê Gestor da Internet no país.
- 94% usam para comunicação.
- O sudeste é a região do país mais conectada: 36% das casas têm acesso à rede (contra 27% média brasileira).
- 67% das pessoas no sudeste usam sites de relacionamento.
- acessos à tecnologia 3G (internet móvel) cresceram 82% de julho de 2010 a junho deste ano, segundo dados da agência nacional de telecomunicações (Anatel)
Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil