NIC.br

Ir para o conteúdo
24 NOV 2005

CGI: 68% da população brasileira nunca acessou a Internet






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Convergência Digital
Data: 24/11/2005
Assunto: Indicadores

O CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) anunciou hoje o resultado das primeiras pesquisas financiadas por ele visando o entendimento do uso de Internet no Brasil. As duas primeiras são relacionadas com o instituto Ipsos Opinion, sobre domicílios e empresas, e a utilização e penetração da web, e trazem como informação mais interessante o de que 9,6% da população faz uso diário da Internet e 24% a acessaram nos últimos três meses.

A metodologia utilizada é a da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da Eurostat (Instituto de Estatísticas da Comissão Européia), que orienta pesquisas realizadas no continente europeu, e a amostragem abrange 8.540 domicílios, entre agosto e setembro de 2005, e com maiores de 10 anos de idade. Dentre aqueles que acessam, 41% o faz para educação e estudo, 32% com fins pessoais e 26% para trabalhar.

"Nossa meta é levantar indicadores que auxiliem na montagem de políticas públicas", garante Rogério Santana, conselheiro do CGI e coordenador dos projetos de pesquisa da entidade. Entre os problemas para os restantes 68% que nunca acessaram a Internet, o fator que mais chama a atenção é o que indica que 55% da população nunca utilizou um computador.

A relação de uso e posse de computadores está relacionada a classe social da pessoa, na classe A, por exemplo, a pessoa tem 46 vezes mais chances de ter um computador em casa que alguém da classe D. Enquanto essa mesma proporção é de 20 vezes quando a questão é a Internet.

Outros fatores também chamaram a atenção na pesquisa. Um deles é que 43% da população estaria disposta a adquirir um computador por menos de R$ 1,4 mil, o que atende a idéia do governo dop PC de baixo custo. "Metade da classe C, que tem renda acima de R$ 500 e que é o alvo do projeto manifestou o desejo de comprar o equipamento", aponta Santana.

Uma idéia contraditória. É o mínimo que se pode dizer da análise levantada pelos consultores da Ipsos, que ter um computador em casa é importante, mas não é primordial no processo de conexão. Em especial, para os mais jovens que já tem acesso na escola.

Na pesquisa relacionada às empresas, que falou com 2030 companhias com mais 10 funcionários, 99% delas utilizam o computador e 96% delas fazem uso da Internet, o que mostra a grande penetração da rede na atividade no Brasil. Outro número que chama a atenção é que 59% delas possuem um website. Outros indicadores podem ser conferidos no site www.nic.br/estatisticas.