NIC.br

Ir para o conteúdo
05 AGO 2025

Ceweb.br participa da 8ª edição do Link: Festival Digital de Acessibilidade


Diário PCD - 5/8/2025 - [gif]


Assunto: Acessibilidade digital, W3C

Evento reúne atletas, artistas, especialistas, influenciadores e representantes do mercado em dois dias de programação gratuita e online sobre inovação e inclusão digital


A 8ª edição do Link: Festival Digital de Acessibilidade, maior evento do segmento na América Latina, acontece nos dias 7 e 8 de agosto, na Tokio Marine Hall, em São Paulo (SP), com transmissão online e gratuita, promovido pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital. Entre os convidados confirmados está o recordista mundial e medalhista paralímpico brasileiro Vinicius Rodrigues, prata nos Jogos de Tóquio, bronze nos Jogos de Paris e ex-participante do Big Brother Brasil 24. Com presença garantida no palco do evento, Vini compartilhará como tem conciliado sua rotina intensa - entre treinos de alto rendimento, reuniões, gravações e a gestão da própria marca - com a vida pública e a promoção da inclusão. Ele participará da trilha "Comunicação e Marketing", no dia 7, trazendo sua experiência única sobre visibilidade, esporte e representatividade.


Também na trilha de "Comunicação e Marketing", o especialista em acessibilidade digital Reinaldo Ferraz participa com sua ampla bagagem técnica. Representante do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) - um dos patrocinadores do evento - no W3C internacional, ele coordena normas da ABNT e atua em projetos ligados à Web Aberta, Publicações Digitais e Internet das Coisas. Autor de quatro livros, Reinaldo é uma das principais referências em acessibilidade na web no Brasil.

Na trilha "Gente & Diversidade", a jornalista e empreendedora social Simone Freire leva sua vivência à discussão sobre inclusão. Fundadora da Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web para Todos, Simone atua no W3C Brasil e já foi reconhecida internacionalmente pelo programa 10.000 Women da Goldman Sachs.

O festival também conta com Gabriel Isaac, influenciador, empresário e multiartista da Comunidade Surda, criador do canal Isflocos, que produz conteúdos educativos em Libras voltados à equidade e representatividade.

Na intersecção entre arte e acessibilidade, a programação inclui Nayara Silva, consultora em Libras e MC do Slam de Surdes, com performance que aborda maternidade, poesia e identidade preta; e Eduardo Victor, idealizador do projeto Além da Rampa, referência nas redes sociais ao tratar de acessibilidade e afeto.

Na área de tecnologia, o destaque vai para Adam Munder, Head de Estratégia da Sorenson, especialista surdo em engenharia, inteligência artificial e acessibilidade. Cofundador da OmniBridge, ele apresentará soluções inovadoras com tradução simultânea para português e Libras.

A programação artística traz o humor leve e cotidiano do comediante surdo Marcos Vinni, além da atriz e cantora Luiza Caspary, pioneira na fusão entre música e acessibilidade, que se apresentará com intérpretes de Libras. A artista e performer Catharine Moreira, premiada no Brasil e no exterior, também marca presença, com números que unem Libras, poesia e valorização da cultura surda.

Conteúdo para transformar: oficinas, debates e experiências que conectam inovação e inclusão

Com o tema "Inovação com propósito, inclusão com impacto", o Link Festival 2025 oferece uma programação diversa, com painéis, workshops, apresentações artísticas e a entrega do tradicional Prêmio Líderes de Acessibilidade - que reconhece iniciativas transformadoras para pessoas com deficiência. Toda a estrutura do evento será acessível, com tradução em Libras, audiodescrição e legendas em tempo real - tanto para o público presencial quanto para quem acompanhar a transmissão ao vivo.

Ao longo dos dois dias, o público poderá acompanhar trilhas temáticas com foco em acessibilidade, diversidade e inovação:

Workshops (7 e 8 de agosto) - Para o público presencial, atividades mão na massa com especialistas que vão mostrar como aplicar a acessibilidade digital na prática.

Comunicação e Marketing (7 de agosto) - Estratégias inclusivas, tendências e o papel das marcas na construção de uma sociedade mais igualitária.

Tecnologia (7 de agosto) - Soluções inovadoras e como a tecnologia pode ampliar o acesso e transformar experiências.

Gente & Diversidade (8 de agosto) - Diálogos sobre inclusão nas empresas e a construção de ambientes de trabalho mais humanos e diversos.

Prêmio Líderes de Acessibilidade (8 de agosto) - Reconhecimento de iniciativas de pessoas e empresas que vêm transformando a sociedade

Com patrocínio de Google, Claro, Itaú, NIC.br e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI-AL), o Link Festival reforça o papel da acessibilidade como um pilar estratégico para o ESG, diversidade e transformação digital. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site oficial: https://linkfestival.me, onde também é possível conferir a programação completa do evento.