NIC.br

Ir para o conteúdo
12 JUL 2019

Cetic.br apresenta dados sobre uso de internet nas escolas brasileiras


IP News - 11/7/2019 - [gif]


Autor: Caio Alves
Assunto: TIC Educação 2018

9ª edição da pesquisa TIC Educação traz indicadores sobre interesse dos professores por formação para uso das tecnologias, sobre cidadania digital e uso crítico da Internet, entre outros.

Na próxima terça-feira (16/7), a partir das 10h30, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgará os resultados da pesquisa TIC Educação 2018. A apresentação será realizada na sede do NIC.br, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. Os jornalistas poderão participar, presencialmente ou pela Web, do lançamento dos dados.

Entre os destaques da 9ª edição da pesquisa está o crescimento no interesse dos professores por formação no uso das tecnologias digitais em atividades educacionais. A TIC Educação 2018 também investigou a percepção dos alunos e professores sobre o uso crítico da Internet, envolvendo, por exemplo, a identificação de fontes relevantes de informação on-line. Outro tópico tratado é o envolvimento de professores que ajudaram alunos a enfrentar situações incômodas na Internet, como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento. A formação dos educadores, a proteção de dados pessoais on-line e as dinâmicas de uso por alunos e professores também estão entre os assuntos abordados.

Realizada anualmente desde 2010, a TIC Educação tem como objetivo pesquisar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque no uso pessoal destes recursos pela comunidade escolar, assim como em atividades de gestão e de ensino e aprendizagem. A coleta de dados em escolas ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2018.

Para o lançamento estarão presentes o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, o coordenador de projetos de pesquisa Fabio Senne, a coordenadora da pesquisa Daniela Costa e a coordenadora científica do projeto, Leila Rentroia Iannone. Além de comentar e analisar os dados eles estarão disponíveis para responder as perguntas dos jornalistas.

Os jornalistas devem confirmar a participação no lançamento da TIC Educação 2018 com Ana Jones no telefone (11) 3027-0200 ramal: 312 ou e-mail ana.jones@webershandwick.com. Ao final da apresentação dos resultados, participantes remotos poderão enviar perguntas utilizando o chat do YouTube ou e-mail ana.jones@webershandwick.com.

A série histórica da TIC Educação poderá ser revista em: cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores. A comparação da evolução dos indicadores, com a visualização de dados, está disponível em: data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_EDU.

Anote na Agenda
Lançamento da pesquisa TIC Educação 2018
Data: Quarta-feira (16 de julho)
Horário: 10h30
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11541, 7º andar, São Paulo – SP