NIC.br

Ir para o conteúdo
06 SET 2005

CERT.br lança nova versão de cartilha de segurança






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:B2B Magazine
Data: 06/09/2005
Assunto: Segurança

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) apresentou hoje a nova versão de sua Cartilha de Segurança para Internet. Esta é a terceira versão: a primeira foi lançada em 2000, e a segunda em 2003. O documento online (com versão para impressão) contém recomendações e dicas sobre como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de ameaças na internet.

Segundo Klaus Steding-Jessen e Cristine Hoepers, analistas de segurança do CERT.br, as principais novidades da cartilha são a ampliação das definições relacionadas a fraudes, a inclusão de novas tecnologias como celulares e PDAs e a criação de uma nova seção dedicada a códigos maliciosos.

Se comparada com a antiga versão de 2003, a nova cartilha inclui ainda glossário expandido, mais dicas de combate a vírus, worms, bots e spywares.  A cartilha também tem como objetivo eliminar algumas dúvidas comuns sobre segurança de computadores e redes e sobre o significado de termos e conceitos amplamente utilizados na internet.

Os últimos números do CERT.br mostram que no segundo trimestre deste ano os casos relacionados a fraudes cresceram 1.313% em relação ao mesmo período de 2004, passando de 562 para 7.942 incidentes. Vale lembrar que no ano passado esse gênero de ataque não passava de 5% do total de notificações recebidas pelo CERT.br, e hoje as fraudes envolvendo mensagens não solicitadas que induzem usuários ao fornecimento de dados pessoais e financeiros, conhecidas como phishing, totalizam 45%. Apenas seguir as recomendações da cartilha, portanto, não garante a segurança das informações que trafegam pela rede. "Os provedores, prestadores de serviço e fornecedores de hardware precisam oferecer aos usuários mais informação sobre segurança", disse Cássio Vecchiatti, conselheiro da entidade.

A cartilha está disponível no site http://cartilha.cert.br/.

Se comparada com a antiga versão, a nova cartilha inclui ainda glossário expandido, mais dicas de combate a vírus, worms, bots e spywares.  A cartilha também tem como objetivo eliminar algumas dúvidas comuns sobre segurança de computadores e redes e sobre o significado de termos e conceitos amplamente utilizados na internet.

O CERT.br, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à internet brasileira. O grupo também realiza atividades de apoio a administradores de redes e usuários de internet no país, produzindo documentos sobre segurança, mantendo estatísticas e desenvolvendo mecanismos de alerta antecipado para redes possivelmente envolvidas em atividades maliciosas. Mais informações em http://www.cert.br/