NIC.br

Ir para o conteúdo
05 ABR 2007

CERT.br: fraudes ficaram estáveis no 1o trimestre






Veículo: Baguete
Data: 05/04/2007
Assunto: Segurança

O CERT.br, coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), divulga as estatísticas de incidentes envolvendo redes brasileiras reportados à entidade no primeiro trimestre de 2007.

De acordo com as notificações recebidas de janeiro a março, as tentativas de fraude permaneceram estáveis, se comparadas aos três meses anteriores, representando 13% do total. Já em relação ao mesmo período do ano passado, este tipo de problema apresentou queda de 36%.

As notificações referentes aos ataques a servidores web obtiveram um aumento de 46% em relação ao último trimestre, com 165 relatos desse tipo de atividade. Na comparação com o mesmo período de 2006, a elevação foi de 43%.

Cresceram também as fraudes ao FTP (21/TCP) e ao Telnet (23/TCP). Os aumentos estão relacionados à descoberta de vulnerabilidades em algumas aplicações relacionadas a estes dois serviços, bem como aos ataques de força bruta. Já quanto ao SSH, o CERT.br verificou estabilidade no número de notificações de varreduras ao serviço (22/TCP).

Os casos que envolvem inserção, em um texto HTML, de trechos maliciosos em linguagem de script, como o JavaScript e VBScript, também tiveram aumento no período. O relatório completo da análise do CERT.br pode ser conferido no site abaixo.

Link(s) Relacionado(s): CERT.br.