NIC.br

Ir para o conteúdo
02 FEV 2011

Cerca de 30% dos provedores no Brasil começaram migração para IPv6






IP News - 02/02/2011 - [ gif ]
Autor: Francine Machado
Assunto: IPv6

Expectativa do Nic.BR é de que a migração termine de um ano e meio a dois. Blocos de IPv6 foram entregues a 270 provedoras de conteúdo ou serviços.

De acordo com o supervisor de projetos Antônio Moreiras, isso significa que por volta de 30%, num universo de 800 provedores, já começaram a migração para o novo protocolo.

Ele faz o balanço que no fim do ano passado, 180 solicitaram blocos de endereços IPv6 e em 2009 foram 60. Ao contrário da expectativa no exterior, de que os blocos IPv4 restantes se esgotem num prazo de três a sete meses, aqui isso deve levar um ano. “Dividimos nossos endereços com América Latina e Caribe. A expectativa de esgotamento dos endereços IPv4 terá que ser revista mensalmente, pois a Internet cresce de modo não linear.

O órgão tem prestado suporte nesta migração com cursos, publicação de conteúdo a respeito na Internet, tanto para leigos quanto para especialistas, alertando sobre o assunto em eventos e chamando a atenção da imprensa. “Já treinamos 800 profissionais de rede de 250 entidades diferentes”.

Moreiras analisa que o alerta sobre o fim dos endereços IPv4 vem sendo feito desde 1998, mas que só há dois anos tem percebido maior movimentação em atualização de equipamentos e recursos humanos. “Os provedores de conectividade porém devem encontrar subterfúgios para os que demorarem mais para se atualizar, viabilizando ao menos acesso a parte do que têm na web”.

Antônio recomenda que as empresas se planejem, aproveitem a troca de programas e atualização de equipamentos, para já amarrarem contratos que incluam os ajustes necessários, só fechem compras que já tenham as atualizações requeridas e antecedam o que precisam o quanto antes, de forma a controlar melhor os gastos.