Brasil é uma das principais potências do poker online mundial
Manaus Alerta - 28/1/2020 - [gif]
Assunto: TIC Domicílios 2018
O Brasil, reconhecido mundialmente como a nação do futebol, tornou-se nos últimos anos uma das principais potências mundiais no poker online. Mas quais foram os motivos que levaram o Brasil a crescer tanto em uma modalidade considerada de nicho?
Evolução tecnológica e aumento do acesso à internet no país
Até o final dos anos 1990, as pessoas só jogavam poker no Brasil organizando um home game ou em algum clube de poker de sua cidade — cuja maioria estão localizados em grandes centros. Sendo assim, era praticamente inviável alguém de alguma pequena cidade disputar partidas de poker contra muitos adversários de alto nível técnico.
No início dos anos 2000, com a evolução da tecnologia e o começo da popularização da internet no Brasil, o poker online, que começou a ganhar muita força nos Estados Unidos nesse período, surgiu como uma excelente opção para jogar a qualquer hora contra jogadores de todos os cantos do mundo.
Além disso, um dos grandes trunfos do poker online é que ele oferece mais conforto aos praticantes. Enquanto que o poker ao vivo sempre exigiu dos competidores códigos de vestuário, no poker online os jogadores passaram a ter liberdade para se vestirem o que bem entendessem.
Porém, a modalidade demorou a ganhar popularidade em todas as regiões do país. Até 2012, o Brasil não tinha nem 50% de sua população conectada à internet. O cenário começou a mudar em 2013, quando uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que, pela primeira vez na história, metade da população brasileira tinha acesso ao mundo online.
Entendendo a necessidade de criar soluções para expandir o acesso à internet para áreas remotas de um país com dimensões continentais, o Brasil conseguiu avançar consideravelmente nessa estatística dentro de seis anos.
Se em 2013 metade da população brasileira tinha acesso à internet, a pesquisa Tic Domicílios revelou em 2019 que cerca de 70% dos brasileiros estão conectados à rede —período esse que coincide com o boom do poker no Brasil.
De acordo com dados fornecidos pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), há mais de oito milhões de jogadores de poker no Brasil atualmente, entre praticantes recreativos e profissionais. Para efeito de comparação, em 2013 eram quatro milhões de jogadores espalhados pelo território nacional.
Também é importante destacar que o Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos, somente atrás de China e indonésia.
O importante papel dos times de poker e dos grandes jogadores
Além da importante contribuição tecnológica e estrutural para o aumento de praticantes na modalidade, os times de poker também têm um papel importante no desenvolvimento e crescimento do poker online brasileiro.
Os grandes times de poker no Brasil são comandados por competidores de grande reputação mundial. Esses profissionais organizam turmas e prestam consultoria à distância aos seus alunos.
O primeiro time que agregou grande conhecimento de poker online aos jogadores brasileiros foi o 4Bet. A partir daí, formou-se uma base de potenciais competidores de muito talento.
Geraldo César, apontado pelo ranking do site PocketFives (conteúdo em língua inglesa) como um dos melhores jogadores de poker online no mundo, foi um dos alunos desse time no final da década de 2000.
Com uma carreira sólida e importante credibilidade junto à comunidade do esporte das cartas nacional, hoje Geraldo tem a sua própria equipe de poker e faz um bom trabalho ao prestar consultoria à nova geração de competidores do poker nacional.
Além de Geraldo, há muitos jogadores que contribuíram para que o Brasil se tornasse uma potência do poker online mundial. André Akkari, Pablo Brito, Bruno Volkmann, Fabiano Kovalski e João Simão são alguns dos nomes que já conquistaram títulos de grande expressão no exterior.
Em 2018, no WCOOP (Campeonato Mundial de Poker Online), o Brasil quebrou o recorde do número de medalhas de ouro em uma única edição. Em 185 torneios disputados naquela oportunidade, os brasileiros venceram 23 eventos. O resultado deixou o Brasil no lugar mais alto do pódio no ranking geral do WCOOP 2018.
22 competidores entre no top 100 mundial
Considerado o embaixador do poker latino-americano, Akkari escreveu seu blog pessoal que nenhum país do mundo bate o Brasil no poker online. “Veja os números (brasileiros) do WCOOP, veja os números dos eventos ao vivo no Brasil, o tamanho dos fields, ou melhor, veja o número de jogadores em cada time de poker”, aponta o profissional em sua página.
Atualmente, o Brasil conta com 22 competidores entre os 100 melhores no ranking mundial do PocketFives — é o país com maior número de representantes no top 100. Ou seja, 22% da elite do poker online mundial é composta por brasileiros.