NIC.br

Ir para o conteúdo
20 NOV 2003

Brasil é o 4º colocado em acesso à web na América do Sul






Arquivo do Clipping 2003

Veículo: IDG Now
Data: 20/11/2003
Assunto: Indicadores

O Brasil é o 4º país da Améria do Sul em inclusão digital e se encaixa em um patamar superior de acesso à internet frente a outras 113 nações, revelou o ranking da União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da ONU, divulgado na quarta-feira (19/11).

Segundo o "ITU Digial Access Index", o Brasil fica atrás de Chile, Uruguai e Argentina, mas permanece à frente de Venezuela, Colômbia, Peru, Paraguai e Bolívia. O País se enquadra na categoria "Upper" de acesso à internet, juntamente com países da América Central, leste europeu, Caribe, e outros países da América Latina.

Porém, no ranking global que envolve a análise de inclusão digital em 178 nações, o Brasil ocupa apenas a 65ª posição, atrás de países como Jamaica, Costa Rica, Chipre e Bahamas. Suécia, Dinamarca, Islândia e Coréia do Sul são as três primeiras colocadas no ranking, sendo classificadas na categoria de alto acesso à internet. Encaixaram-se também nessa classificação Canadá (10ª posição), seguido por Estados Unidos e Reino Unido. O Japão atingiu o 15º lugar.

Outras divisões do estudo avaliam também aspectos de telefonia e infra-estrutura da comunicação. No que diz respeito a telefones fixos a cada 100 habitantes, a Suécia é a líder, seguida pelos Estados Unidos e Chipre. Já Taiwan carrega o título de nação que mais registra assinaturas de telefones celulares a cada 100 habitantes, tendo na seqüência Luxemburgo e Israel.

O Digital Access Index avalia o índice de inclusão digital e de telecomunicações em uma escala de zero a um, estudando também variáveis como nível educional e econômico. As nações que atingem um valor mais próximo de um, são consideradas mais desenvolvidas em termos de distribuição da tecnologia.

Site relacionado:
www.itu.int