Brasil: 80% dos internautas evitam compras online
Arquivo do Clipping 2005
Veículo:IDG Now!
Data: 24/11/2005
Assunto: Indicadores
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24/11) pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira mostra que os itens mais comprados pela internet são Filmes e músicas (17,9%), Eletrônicos (14,4%), Livros, revistas ou jornais digitalmente (14,1%), Livros, revistas ou jornais fisicamente (13,3%), Produtos para casa e eletrodomésticos (12,6%) e microcomputadores e equipamentos de informática (11,7%).
Entre as razões pare que 80% os internautas não tenham feito compras via web nos últimos 12 meses, os participantes da pesquisa deram as seguintes respostas:
- Preocupação com riscos do comércio eletrônico (36,2%)
- Prefere avaliar o produto in loco (27,04%)
- Não confia no produto que irá receber (12,84%)
- Preocupado em fornecer informações pessoais (9,6%)
Deste universo, 80% usaram computadores em rede LAN (Local Área Network) com fio e 96,29% tiveram acesso à internet no período.
Em média, 39% das empresas que têm computador possuem acesso à internet e 44,52% tiveram já substituiram o correio tradicional por e-mail.
A conexão no trabalho foi feita via banda larga (DSL), nos últimos 12 meses, por 57,95% dos funcionários, enquanto 45,07% usaram conexão discada via modem tradicional e 23,95% usaram conexão de banda larga móvel
Os ataques de vírus afetaram 50,34% das empresas, no último ano. Já as pragas do tipo cavalo-de-tróia (trojans) afetaram 31,13% das companhias e os códigos maliciosos (worms ou bots) atingiram 17,44% dos pesquisados.
Apesar do alto índice de ataques, 92,72% das empresas usavam antivírus e 71,70% atualizavam o software pelo menos uma vez por semana.