NIC.br

Ir para o conteúdo
26 AGO 2011

Artigo: DotTK e uma possível nova ordem comercial na internet






IT Web - 26/08/2011 - [ gif ]
Autor: Ricardo Vaz Monteiro
Assunto: Domínio

Você já ouviu falar nas Ilhas de Tokelau? Trata-se de um trio de atóis de coral tropical situado ao sul do Oceano Pacífico, administrado pela Nova Zelândia. É um arquipélago de extensão bem pequena – tão pequena que Tokelau é um dos territórios que podem sumir do mapa, caso o efeito estufa continue a elevar o nível dos mares. Pequena também é a sua população: 1.416 habitantes, segundo estimativa publicada em julho de 2009.

Pois nesse espaço tão pequeno de terra e com tão pouca gente, saiu uma ideia que promete causar mais uma reviravolta no mercado de domínios. Para quem não sabe, a extensão de domínio “.tk” pertence ao território de Tokelau. Ou melhor: pertencia, já que essa extensão foi arrendada para um grupo de investidores na Inglaterra chamado DotTK. Esse grupo, por sua vez, trabalha com essa extensão através de um modelo de registro gratuito de domínios “.tk” (“seunome.tk” e assim por diante).

Até aí, é tudo normal. Convenhamos, formas de registro de domínio, quando não são gratuitas, são extremamente baratas (como o nosso Registro.BR e seus R$ 30,00 anuais por registro). Mas o interessante é que o modelo de negócios do DotTK não reside no que ele oferece, mas sim do que ele ganha com isso.

O DotTK faz dinheiro com a extensão “.tk” através de anúncios publicados em domínios registrados dentro dela. “Puxa, Ricardo! Mas então meu site vai ficar cheio de banners que eu não quero?” Não. O DotTK só anuncia em domínios cujo prazo de registro já expiraram. Detalhe: o DotTK tem “apenas” 5.339.902 domínios em sua base cadastral.

Essa modalidade comercial, aliada à recente resolução da Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que permitirá, até 2013, a aquisição de extensões de domínio mais personalizadas (algo como se Apple criasse um www.iphone.apple), promete projetar ainda mais o mercado mundial de domínios. Tal qual o segmento de TI viu um boom na última década, os próximos anos trarão uma revolução na internet. Do meu lado da cerca – o de empresário especialista – acredito que haverá muito do que as grandes corporações e as pequenas Start Ups se beneficiarem. É esperar para ver.

Para saber mais, acesse http://www.dot.tk/pt.