NIC.br

Ir para o conteúdo
30 AGO 2010

Após invasão, Portal O Taboanense tem novas atualizações






Portal o Taboanese - 30/08/2010 - [ gif ]
Autor: Rose Santana
Assunto: Segurança

Na última quarta-feira, dia 25, o Portal O Taboanense sofreu um ataque em seus servidores e foi invadido por um hacker que instalou em algumas páginas um script malicioso. A ação criminosa obrigou a administração tirar o site do ar por um dia inteiro e oito matérias não foram ao ar.

A empresa Brado Networks, de Taboão da Serra, trabalhou na remoção de todas as ameaças e completou neste fim de semana novas ações para aumentar a segurança dos servidores. Mesmo assim, o site pode apresentar instabilidades durante os próximos dias, devido a mudanças na plataforma das páginas, mas nada que coloque em risco a navegabilidade dos usuários no Portal.

Na invasão, alguns protocolos de segurança foram danificados, fazendo com que o site ficasse vulnerável. Alguns programas antivírus chegaram a bloquear a página, mas apesar do aviso o site nunca ofereceu risco à segurança dos computadores que tentaram acessar o Portal no período em que estava invadido.

Nesta semana o Portal O Taboanense irá registrar um Boletim de Ocorrência para preservação de seus direitos. Uma empresa especializada foi contratada para rastrear o endereço de IP do invasor, que se utilizou de uma tática conhecida como “mirror” (espelho, em inglês) para não ter seu endereço descoberto.

Segundo Cert.br. Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira, mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira, só no último trimestre o número de ocorrências no Brasil chegou a 32 mil casos.

A equipe do Portal O Taboanense pede desculpas para seus leitores pelo ocorrido e agradece todas as manifestações de solidariedade recebidas durante a semana. Todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para que esses problemas não ocorram novamente.