NIC.br

Ir para o conteúdo
22 SET 2005

Analista de segurança do CERT.br ganha prêmio






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:TI Brasil Intelligence
Data: 22/09/2005
Assunto: Segurança

Cristine Hoepers recebeu o prêmio "A Nata dos Profissionais de Segurança da Informação", concedido pela revista TI Brasil Intelligence e pela Computerworld aos 50 profissionais da segurança da informação mais influentes de 2005 no Brasil. A analista de segurança do CERT.br foi uma das cinco pessoas eleitas para a categoria "Profissionais do Ano em Solução de Segurança da Informação", pela contribuição para o desenvolvimento da segurança da informação. No total, foram premiados 50 profissionais entre 1800 indicados.

Segue abaixo o texto que apresenta a premiação:

A NATA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 2005
Quem são estes super profissionais da segurança da informação eleitos como os profissionais mais influentes de 2005 no Brasil? Conheça aquí seus nomes e suas realizações.

Mais um ano Dados a Salvo de Tragédias homenageia e apresenta em São Paulo os eleitos para a NATA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, apontando os profissionais de segurança da informação do país que mais se destacaram no ano. Um prêmio que não destaca apenas um profissional, mas o grupo de profissionais que mais se destacou durante o ano.

Uma tarefa realizada com extrema competência por um colégio eleitoral AAA, formado por 500 executivos de tecnologia da informação, de tecnologia da segurança da informação, presidentes e vice presidentes de empresas que foram convidados a indicar os nomes que a seu ver, mais se destacaram em 2005 em segurança da informação.

Foram indicados mais de 1800 profissionais e destes se consagraram os 50 nomes mais indicados para a A NATA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 2005. Este ano homenageamos também os profissionais que como consultores e fornecedores de soluções, se destacaram junto a comunidade. Dos 50 profissionais 5 fazem parte do prêmio, na categoria Profissionais do Ano em Solução de Segurança da Informação pela sua contribuição para o desenvolvimento do mercado da segurança da informação no Brasil .

Estaremos assim homenageando os profissionais que se destacaram na contribuição para o desenvolvimento do mercado da segurança da informação. Foram eleitos pelo mesmo colégio eleitoral convidado a indicar os nomes dos profissionais de segurança da informação nas corporações.

Quem são os 50 profissionais desta confraria, o creme de la creme dos profissionais de segurança da informação de nosso país? Neste ano dos 50 escolhidos, 43 são homens e 7 são mulheres, uma a mais que no ano anterior, mas pela quantidade de mulheres que participaram este ano no Road Show Dados a Salvo de Tragédias, nos próximos anos esta diferença deve diminuir consideravelmente. Se a diferença se manteve inalterada quanto ao sexo, em relação ao número dos profissionais diretamente responsáveis pela segurança da informação em sua corporação cresceu em 12%, e hoje são 82% ao contrário do ano anterior quando apenas 72% dos eleitos eram profissionais exclusivamente dedicados a segurança da informação em suas empresas.

Todos trabalham, nas maiores empresas do país, como a Petrobrás, Banco Bradesco, Nestlé, GM. Como era de se esperar o segmento que possui maior número de representantes entre os 50 eleitos, é o segmento financeiro, com 26% dos indicados, seguido do segmento indústria com 20% e Telecom com 12%, o restante polvilhado em diversas categorias como serviços, governo etc.

São profissionais que investem significativamente em sua formação. Todos tem curso superior, a maioria fez engenharia, seguida de administração, ciência da computação, matemática e física. A pós-graduação também faz parte da maioria dos currículos, 16% dos profissionais tem MBA, no entanto o número dos profissionais certificados ISC2 (CISSP e SSCP) e ISACA (CISA e CISM) não é significativo, o que demonstra que para fazer parte da nata dos profissionais de segurança da informação, não é obrigatória ter a certificação das principais associações.