Alianças Empresariais na pauta do Congresso da SOFTEX
Segs - 23/09/2012 - [ gif ]
Autor: Mário Pereira
Assunto: Evento
Adoção de modelos associativos é estratégia para garantir a competitividade do setor de TI tanto no Brasil como no exterior
O setor de Tecnologia da Informação registrou no primeiro semestre deste ano 50 operações de fusões e aquisições, um aumento de 8,7% comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Pesquisa de Fusões e Aquisições, realizada trimestralmente pela KPMG. Bastante aquecido, inclusive pelas demandas envolvendo a realização da Copa do Mundo de futebol e dos Jogos Olímpicos, o setor vem sendo acompanhado de perto por investidores nacionais e estrangeiros.
A crescente adoção de modelos associativos como estratégia para garantir a competitividade do setor, seja por meio de fusões & aquisições, joint-ventures ou consórcios de empresas, será tema da trilha CONATI (Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais - 3ª edição) que integra a programação da primeira edição do Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012). O evento será promovido pela SOFTEX de 22 a 27 de outubro na cidade de Itupeva, distante apenas 20 minutos de carro do aeroporto de Viracopos, em Campinas, como parte das ações que marcam as comemorações de seus 15 anos de atividades.
“A tendência de que as empresas de TI se tornem mais robustas por meio da aquisição de companhias menores, através de fusões ou mesmo de consórcios, deve se intensificar nos próximos anos, pois o cenário econômico competitivo e o ritmo atual das demandas não deixam muito espaço para um crescimento orgânico das organizações. Durante o CIBSS vamos analisar as questões que têm levado a um aumento significativo no número de alianças entre empresas de diferentes portes e países nesse segmento”, destaca José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade da SOFTEX.
Antonioni lembra que, reconhecendo a importância das alianças estratégicas para a competitividade do setor de TI, a SOFTEX deu início em 2005, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Programa de Alianças Empresariais (PAEMP). Seu objetivo é estimular, por meio de métodos mais eficientes e adequados à realidade brasileira, o associativismo das companhias como estratégia para a complementação e a agregação de valor aos seus produtos e serviços no mercado nacional e, sobretudo, no exterior.
“Nosso primeiro caso de sucesso foi a gaúcha Teevo (www.teevo.com.br), resultado da fusão entre a ABYZ TI, MI Informática e SK Tecnologia. Recentemente, a Teevo adquiriu da empresa Constat as operações de serviço de suporte técnico de infraestrutura de TI na região da Serra Gaúcha e interior do Estado do Rio Grande do Sul. A Constat é uma companhia brasileira de TI referência no desenvolvimento de soluções em gestão e otimização de atendimentos. O processo levou cerca de seis meses para ser concluído e trará ganhos como melhor qualidade de atendimento pela maior capacidade de entrega da Teevo e possibilidade de ampliação do número de contratos na área de serviços de outsourcing no mercado brasileiro”, avalia Antonioni.
A programação da trilha CONATI no CIBSS terá início no dia 24 de setembro e inclui uma série de painéis de debates, apresentações de casos de sucesso, minicursos, rodadas de negócios e exposição de produtos e serviços no formato de table show.
A pauta inclui, entre outros temas, operações e características das fusões e aquisições no setor de TI brasileiro, venda de software e serviços de TI para organizações de grande porte e governo através das Alianças Empresariais, desafios para PMEs do setor de TI, os resultados do Programa PAEMP-SOFTEX, alianças empresariais como estratégia para potencializar o desenvolvimento da Internet, fontes de financiamento e investimento para alavancagem de Alianças Empresariais.
Durante os seis dias do CIBSS, dividido em três trilhas temáticas – CONATI, Encontro do Observatório SOFTEX e WAMPS (Workshop Anual do MPS – 8ª edição) - membros do setor empresarial, da academia e do governo participarão de uma extensa programação para a troca de experiências e discussão de temas relevantes para o setor, tais como qualidade do processo de desenvolvimento de software, acesso aos fundos de capital e estratégias para ampliar a presença do software e dos serviços de TI brasileiros tanto no mercado interno como no exterior.
Para a sua realização, o congresso conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), criado para implementar as decisões e os projetos do CGI.br, e também com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O CIBSS tem ainda o apoio institucional da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e da Federação Nacional da Informática (FENAINFO).
Inscrições e informações adicionais sobre a programação do CIBSS 2012 no endereço www.cibss.softex.br. O hotel sede do encontro disponibiliza tarifa especial de hospedagem aos participantes, bastando para tanto informar o nome do evento no ato da reserva. Mais esclarecimentos pelo e-mail cib...@nac.softex.br
I Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012)
Data: 22 a 27 de outubro de 2012
Local: Hotel Quality Resort & Convention Center Itupeva - Rodovia dos Bandeirantes, Km 72
Informações e Inscrições: www.cibss.softex.br
Sobre a SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br - O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br - O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).