Administração pública digital é caminho sem volta
NotiCenter - 18/9/2020 - [gif]
Autor: Aldo Mees
Assunto: TIC COVID
O movimento já era visível por quem acompanha o assunto, mas ganhou fôlego redobrado com a pandemia do novo coronavírus. Assim como ocorreu anos atrás na iniciativa privada, também o setor público brasileiro avança na digitalização de serviços e colhe resultados importantes em ganhos de eficiência e na oferta de mais comodidade aos cidadãos.
Levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra a importância crescente da oferta de soluções on-line para a população. Há apenas dois anos, um em cada três brasileiros utilizavam a internet para ter acesso a algum serviço público. Na pandemia, o percentual saltou para 54%.
E se engana quem imagina que somente cidadãos da classe A – onde a conectividade com o mundo digital é consolidada no Brasil – são os responsáveis por esse cenário. A pesquisa aponta que o avanço se deu de forma importante entre as classes C, D e E, abrangendo pessoas de menor nível de escolaridade, incluindo até aqueles que sequer têm um computador em casa.
Não há razão para acreditar que, passada a pandemia, cidadãos que desfrutaram da comodidade de acessar serviços on-line vão desejar – ou mesmo aceitar – gastar tempo em deslocamentos ou filas para resolver problemas burocráticos. O próprio Governo Federal se prepara para esse novo momento. Decretos editados ainda em março definiram que os documentos digitalizados têm o mesmo valor que o documento físico. Há regras para digitalização e que assegurem a rastreabilidade e a autenticidade dos documentos. Também foram definidas normas que permitem a Órgãos do Executivo trocar documentos por meio digital e o Ministério da Economia anunciou que pretende digitalizar todos os serviços prestados pelo Governo Federal até 2022. Hoje, 54% dos serviços estão on-line. Em paralelo, também vem de Brasília a informação de que o Governo Federal deve triplicar os investimentos em computação em nuvem, ferramenta essencial para a oferta de serviços de maneira remota.
Por certo esse movimento vai ser intensificado também entre as prefeituras, responsáveis pelo atendimento a inúmeras demandas da população. Hoje muitas cidades já utilizam tecnologias como a computação em nuvem não apenas para oferecer serviços, mas também para aperfeiçoar controles internos e melhorar a gestão.
Quando nossas vidas voltarem ao normal, a digitalização dos serviços públicos permanecerá.