NIC.br

Ir para o conteúdo
23 FEV 2000

Acesso grátis não é seguro, diz Comitê Gestor






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: IDG Now
Data: 23/02/2000
Assunto: acesso gratuito

Entidade afirma que a maneira como o acesso gratuito está sendo oferecido no Brasil inviabiliza a identificação exata do autor de ataques a Web sites

Ricardo P. Cesar

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) elaborou um parecer afirmando que a maneira como o acesso gratuito está sendo oferecido no Brasil - com nome e senha genéricos - inviabiliza a identificação exata do autor de ataques a Web sites. A entidade diz que contatou os principais provedores do gênero e testou características dos serviços oferecidos, como o cadastramento dos usuários e os contratos que são estabelecidos com os usuários.

Segundo o CGI.br, a maior parte dos cadastros não têm utilidade para ajudar na identificação dos usuários, já que informações como data de nascimento, nomes e endereços inválidos e número de CPF falso foram aceitas.

Em entrevista ao IDG Now!, o presidente do CGI.br, Rafael Mandarino, afirmou que apóia o acesso gratuito, mas destacou que os provedores que adotam esse modelo precisam atentar para a questão segurança. "Seria interessante que os próprios provedores conscientizassem os internautas sobre os problemas de segurança", disse.

Mandarino afirmou ainda que recebeu denúncia de que um provedor de médio porte do interior de São Paulo estaria filtrando os e-mails dos usuários do Internet Grátis (iG) como forma de protesto contra o acesso gratuito. O executivo não revela o nome da empresa mas diz que repudia o ato.