NIC.br

Ir para o conteúdo
23 FEV 2000

Acesso grátis à Web tem falha de segurança






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Info Online
Data: 23/02/2000
Assunto: acesso gratuito

Alexandrina Macedo

O acesso gratuito à Internet oferecido por grande parte dos provedores apresenta uma falha de segurança. Segundo o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o uso de nome e senha genéricos torna impossível a identificação da procedência exata de um ataque à rede.

Para chegar à conclusão, o CGI.br realizou testes com simulação de invasão que comprovaram a impossibilidade de identificar autores de ataques.

Segundo o CGI.br, os testes mostram que os cadastros, em grande parte, não tem nenhuma utilidade para ajudar na real identificação dos usuários. Informações como data de nascimento de 1 de janeiro de 2000, endereços inválidos e número de CPF falsosforam aceitas.

Com base no resultado desses testes, o CGI.br pretende trabalhar em conjunto também com os provedores de acesso para encontrar mecanismos para tornar a rede mais segura. Segundo Ivan Moura Campos, coordenador do CGI.br, a preocupação do Comitê Gestor não é com o acesso gratuito, mas com a impossibilidade de identificar quem gerou um ato danoso à Internet.