NIC.br

Ir para o conteúdo
27 OUT 2008

Abrir loja on-line exige estrutura física






A Tribuna Online - 27/10/2008 - [ gif ]
Assunto: Comércio Eletrônico

Inexiste no Brasil legislação que permita o registro de empresa virtual. Segundo o consultor em tecnologia da informação do Sebrae Jorge Luiz da Rocha Pereira, para abrir firma, o comerciante deve ter uma estrutura física e adaptála às normas municipais, estaduais e federais vigentes, de acordo com o negócio que pretende iniciar.

"O local de trabalho não pode ser o computador", explicou o consultor. O comerciante até pode adaptar sua casa ao seu negócio - dependendo do tipo de comércio -, mas "vai ter que emitir nota, então deve estar fisicamente instalado". Ele acredita que a informalidade no segmento de comércio virtual é muito grande.

Além de abrir uma empresa, o consultor aconselha a contratar uma empresa ou um profissional para construir um site com um visual agradável e de fácil acesso. O portal deve seguir as regras descritas no www.registro.br. "Até abril, só pessoas jurídicas podiam criar um portal com domínio .com. br. Agora, pessoas físicas já podem", ressaltou Pereira, dando o exemplo de uma das regras.

Caso o endereço eletrônico esteja ligado a um provedor, deve seguir as normas impostas pelo site.

"Antes de abrir um comércio eletrônico, é interessante que se crie o site para divulgar a imagem da empresa e os produtos. É importante também fazer pesquisas com seus clientes em potencial, saber se acessam regularmente a internet, e a partir daí verificar se vale investir no comércio eletrônico".

No link palestras. o site do Sebrae (www.sebraesp.com.br) disponibiliza material com dicas de como criar um site de negócios. A entidade traz também orientação para abrir empresa.

A unidade santista do Sebrae promove gratuitamente no dia 18 de novembro o curso "Internet e sites de negócios". As inscrições podem ser feitas pelo site ou pelo telefone 3289-5818. A entidade fica na Avenida Ana Costa, 418, no Gonzaga.

Dicas ao consumidor
Examine o site: verifique se há e-mail ou formulário para contato e teste o serviço de comunicação antes de comprar

Confira se a loja virtual tem CNPJ e confirme o número no site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br)

Peça telefone e endereço do estabelecimento para confirmar a existência física da empresa

Desconfie de preços muito baixos em relação à concorrência

Verifique com outros usuários do site o histórico de negociações do anunciante

Ao realizar transações, verifique se o site é \http\ e se possui um ícone de cadeado na barra inferior, indicando segurança

Em caso de depósito, confira se a conta está em nome da razão social da empresa

Guarde documentos que comprovam a compra e o pagamento

Se for lesado, procure uma entidade de defesa do consumidor ou uma delegacia

Não abra spams e mantenha seu antivírus e seu firewall atualizados