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20 JAN 2000

Abranet emite comunicado para alertar usuários sobre acesso gratuito






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Canal Web
Data: 20/01/2000
Assunto: acesso gratuito a Internet

Após a onda de provedores de acesso gratuito que chega à Internet, a Abranet resolveu divulgar seu posicionamento sobre o assunto a partir de um Comunicado Público emitido hoje. A entidade alerta os internautas que leiam atentamente os contratos oferecidos pelos provedores de acesso gratuito para que "verifiquem quais os serviços que ali estão incluídos e quais os serviços oferecidos pelos provedores de acesso tradicionais". Nesta declaração, a Abranet deixa também explícito "que o consumidor será mais uma vez, de uma forma enganosa, envolvido por uma teia de interesse voltada a manter o mercado sob controle e com grande margem de lucros, que ficará concentrada em poucas empresas".

Para Casio Vecchiatti, diretor do Conselho Consultivo da Abranet e Conselheiro Representante da Comunidade do Comitê Gestor, alguém está pagando a conta destes provedores, já que o custo para manter um provedor é muito alto. No Comunicado a Abranet diz "que os custos do chamado "acesso", fornecido pelos provedores, vem se reduzindo significativamente desde o início da Internet em 1995, enquanto que para os provedores nada se reduz, seja nos custos de instalação de linhas e das chamadas por parte da Telefónica ou da Embratel e, ao contrário, os equipamentos necessários à prestação dos serviços chegam a custar o dobro em função de serem importados, com o preço agravado pela forte desvalorização cambial ocorrida durante 1999".

"A Abranet está lutando pela sobrevivência dos pequenos e médios provedores, evitando também que haja um monopólio nesta área", afirma Vecchiatti. Neste mesmo documento a Associação explica que quem irá pagar indiretamente esta conta será o próprio consumidor e anunciante. "Quando se diz que os provedores viverão de publicidade a exemplo de outras mídias, como jornais, revistas e a televisão, a questão que se coloca é: onde se geram os recursos para toda a publicidade que se espera? Se iniciam gerando em grandes capitais disponíveis para investimento a serem recuperados em pouco tempo, pois o consumidor estará pagando tudo isso na aquisição dos produtos. Se não vejamos, daqui a pouco, quanto custará para um pequeno empresário anunciar na Internet...".

Segundo Vecchiatti, em breve o Comunicado Público estará disponível na primeira página dos provedores para que o usuário se informe melhor sobre o acesso gratuito que está correndo à toda prova no país.