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14 JUN 2012

1700 Novos Nomes de Domínio Inauguram Nova Internet






IT Web - 14/06/2012 - [ gif ]
Autor: Rodrigo Azevedo
Assunto: Domínios

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade responsável pela gestão dos nomes de domínio genéricos na Internet (aqueles que não têm terminação indicativa de país, também chamados gTLDs) acaba de divulgar lista contendo potenciais 1700 novas terminações. Ao todo, foram 1930 pedidos de novos gTLDs, sendo que 230 destes se referem a endereços que tiveram mais de um postulante. Atualmente são apenas 22 gTLDs, com predominância absoluta de endereços no “.com”.

As novas terminações estão sendo postuladas por empresas e governos do mundo todo, envolvendo marcas, nomes geográficos e palavras genéricas. Aqueles que tiverem o seu pedido aprovado, operarão como registradores da sua terminação, definindo as regras de quem pode ter endereços e contas de email nessa raíz, de forma similar ao realizado pelo Registro BR para domínios terminados em “.br”.

Dentre os endereços contendo marcas requeridos se incluem “.nike”, “.google”, “.bmw”, “.apple”, “.nokia”, etc.

No Brasil, apenas sete empresas apresentaram candidatura a operar domínios terminados nas suas marcas. Tive a honra de representar quase a metade desses pedidos, através das empresas IPIRANGA, ITAÚ e VIVO. Além destas, também postularam as suas marcas o Bradesco, a Natura, a Rede Globo (“.globo”) e o UOL.

Com todas essas grandes empresas globais assumindo a operação da rede, com endereços que correspondem a suas marcas, a Internet não será mais a mesma. Enormes campanhas de marketing posicionarão esses novos endereços, podendo ofuscar o “.com” ou “.com.br”. Imagine quando Nike, Google, BMW começarem a divulgar que agora seus endereços na Internet são simplesmente as suas próprias marcas, sem qualquer outra terminação?

Infelizmente, poucas empresas brasileiras tiveram o arrojo de postular as terminações de suas marcas. Como foram 1930 pedidos e a ICANN consegue analisar apenas 500 por ano, espera-se que a próxima janela de registro só ocorra após 2014. Ou seja, essas empresas que apresentaram candidaturas, como Ipiranga, Itaú e Vivo serão os grandes pioneiros no Brasil dessa nova fase da Internet.

De qualquer modo, o tema deve ser acompanhado de perto inclusive pelas empresas que não apresentaram candidaturas a suas marcas. Isso por que podem ter sido postulados endereços homônimos ou muito assemelhados a suas marcas, os quais, se deferidos, ofuscariam por completo a marca brasileira, inclusive nas buscas em ferramentas como o Google.

O que fazer, então? Se valer dos mecanismos disponibilizados para a apresentação de comentários, impugnações e oposições a essas candidaturas, com prazos específicos para tanto.

Há também endereços genéricos, como “.web” ou “.store” onde algumas marcas brasileiras pretenderão reservar lugar e, outros, como “.rip” ou “.sucks” nos quais tentarão evitar a inclusão de seus nomes. Já há grande polêmica na rede, por exemplo, quanto ao requerimento de terminações como “.book”, “.movie”, “.music” e “.tunes” pela Amazon.

No próximo dia 03/07 a Silveiro Advogados promoverá seminário em SP exclusivamente focado nessas medidas de proteção de marcas frente aos novos gTLDs.

Além dos endereços .marca também foram postulados nomes geográficos como “.barcelona”, “.paris” ou “.nyc”. No Brasil, o único pedido desse tipo foi para “.rio”.

No caso dos endereços genéricos, as únicas candidaturas brasileiras foram para “.bom”, “.final” e “.ltda”.

A lista completa das candidaturas pode ser encontrada em http://gtldresult.icann.org/application-result/applicationstatus/viewstatus.