02
02
Por iniciativa do GPoPai/USP*, ocorrerá nos dias 4 e 5 de maio de 2016 o Seminário Internacional de Privacidade e Vigilância, na Ação Educativa.
Entre os convidados, referências nacionais e internacionais em proteção de dados pessoais, dados abertos e vigilância. Participarão dos debates representantes governamentais, da sociedade civil, além de especialistas da área.
Na conferência de abertura, Anne Roth, assessora sênior da comissão de inquérito sobre vigilância em massa do Parlamento Alemão, além da jornalista Nadia Kayyal, especialista em segurança e privacidade. O debate será moderado pelo professor Pablo Ortellado, da USP.
Participarão do evento ainda Sérgio Amadeu (UFABC), Danilo Doneda (UFRJ), Henrique Parra (Unifesp), Diego Canabarro (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br), Joana Varon (Coding Rights) e Francisco Brito Cruz (InternetLab), entre outr@s.
Durante o seminário ocorrerá o lançamento da distribuição do Android SecureGen.
*O GpoPai/USP - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da Universidade de São Paulo – é um grupo multidisciplinar sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente, seu principal projeto é denominado “Privacidade e Vigilância” e foca na investigação de consequências e soluções do vigilantismo nos âmbitos tecnológico, legal e de políticas públicas.
A Internet somente atingiu o atual estágio de desenvolvimento por contar basicamente com a troca de boas práticas entre seus interessados. O Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) e o Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS) se reúnem desde 1994 e 2003, respectivamente, para promover esse tipo de interação.
As próximas reuniões, GTER41 e GTS27, acontecerão de 12 a 14 de maio de 2016, na cidade de Uberlândia(com a Algar Telecom como anfitriã).
A Escola de Dados, com o apoio do NIC.br, organiza sua primeira conferência no Brasil, a I Conferência de Jornalismo de Dados. Embora seja crescente o número de jornalistas e cientistas sociais engajados no universo dos dados digitais no país, um evento focado em debates e treinamentos para estes públicos ainda é inédito, e são poucos os espaços que integram estes dois universos sob a perspectiva do trabalho guiado por dados.
A programação traz workshops com treinadores especializados em habilidades e ferramentas de pesquisa e jornalismo guiado por dados, além de rodas de debate com cientistas e ativistas nacionais e internacionais sobre temas como acesso à informação e privacidade na era do big data.
A primeira edição da #Coda-BR será no dia 21 de maio (sábado) e contará com um público máximo de 120 inscritos. O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de maio por meio deste formulário.
O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos(SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação(SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores(LARC). Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições.
A 34ª edição do Simpósio será realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia. A coordenação do evento está sob a responsabilidade conjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento será composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional.