Bate Papo "Educadores e Internet"
A adoção do ensino remoto como forma de evitar a suspensão das aulas durante este período de distanciamento social tornou urgente a necessidade de aprofundar o debate sobre a inclusão da alfabetização tecnológica no currículo escolar.
Para contribuir com essa reflexão, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realizaram nos dias 7, 8 e 9 de junho a série de bate-papos on-line e gratuitos “Educadores e Internet”, que foi transmitida pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/nicbrvideos).
Os encontros foram direcionados a professores e gestores escolares, e a todos que se interessaram pelo tema.
AGENDA:
- 07/06
- 14h30 às 15h40: Como elaborar um currículo para cultura digital?
A mesa visa discutir como elaborar um currículo escolar que atenda à necessidade de formação em tecnologia com respeito a direitos humanos no ambiente digital, buscando também responder às seguintes questões: Como estruturar a grade? Quais os objetivos de aprendizagem a serem buscados?
Mediadora: Marina Feferbaum (CEPI FGV Direito SP)
Expositoras: Débora Garofalo (SEDUC-SP) e Lúcia Dellagnelo (CIEB)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=B3x0imbkLKI
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa1_BatePapo_Educadores_e_Internet_07.06.21.pdf
- 15h50 às 17h: Como implementar um currículo para cultura digital?
A discussão abordará as etapas e as tarefas necessárias para implementar um currículo que se propõe a formar letramento digital com direitos humanos. Além disso, busca responder às seguintes questões: Quais recursos são necessários? Como transformar currículo em ação e quais ações podem ser feitas?
Mediadora: Grace K. Gonçalves (Colégio Miguel de Cervantes)
Expositores: Herbert Lima (Secretário da Educação de Sobral/CE), Rodrigo Nejm (SaferNet Brasil) e Guilherme Alves (SaferNet Brasil)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=ZuuugTWxNUE
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa2_BatePapo_Educadores_e_Internet_07.06.21.pdf - 08/06
- 14h30 às 15h40: Como envolver a comunidade para formação em cultura digital?
Debate sobre como o currículo escolar pode integrar a comunidade, sobretudo familiares, na discussão sobre tecnologia e direitos, buscando responder também às seguintes questões: como ensinar também a família? Como trazer os benefícios da tecnologia para a comunidade social e familiar?
Mediadora: Rosa Lamana (SEDUC SP/EFAPE)
Expositoras: Renata Ferraz (Fundação Lemann), Taís e Roberta Bento (SOS Educação)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNbE-CXb5o
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa1_BatePapo_Educadores_e_Internet_08.06.21.pdf
- 15h50 às 17h: Como formar cultura digital de maneira inclusiva?
A mesa busca discutir boas práticas e estratégias para ensino de tecnologia com inclusão, com foco, principalmente, em pessoas com deficiência e também outros grupos sociais marginalizados.
Mediadora: Daniela Costa (Cetic.br|NIC.br)
Expositores: Rodrigo H. Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e Eliane Leite (Uzoma Diversidade, Educação e Cultura)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=FQuthBHSQgs
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa2_BatePapo_Educadores_e_Internet_08.06.21.pdf - 09/06
- 14h30 às 15h40: Como criar atividades sobre cultura digital?
Esta atividade tem um foco mais prático, visando discutir como os educadores podem criar atividades que envolvam tecnologia e direitos humanos digitais, com exemplos de práticas de sucesso.
Mediador: Guilherme F. Klafke (CEPI FGV Direito SP)
Expositoras: Verônica Cannatá (Colégio Dante Alighieri) e Mariana Ochs (EducaMídia)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=fecDcWpPMb8
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa1_BatePapo_Educadores_e_Internet_09.06.21.pdf
- 15h50 às 17h: Como proteger a comunidade escolar contra violações de direitos no ambiente digital?
Frente às violações de direitos humanos que podem ocorrer no ambiente digital, como divulgação indevida da imagem, a mesa visa discutir como professores e alunos podem se proteger dessas violações e preveni-las.
Mediadora: Kelli Angelini (NIC.br)
Expositores: Karolyne Utomi (Kaosu e Rigopoulos Sociedade de Advogados), Maíra Bosi (Instituto Alana) e Pedro Hartung (Instituto Alana)
Reveja em: https://www.youtube.com/watch?v=-KUA2Pp1Mtw
Confira a transcrição da discussão: https://nic.br/media/pdf/nic/Transcricao_Mesa2_BatePapo_Educadores_e_Internet_09.06.21.pdf
Iniciativas para um uso mais seguro da Internet
O NIC.br e o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP oferecem em conjunto, dentro do Programa “Formação Docente em Direitos Humanos Digitais”, cursos on-line e gratuitos sobre diversos temas que envolvem o comportamento social e responsável no ambiente digital. Confira: https://cursoseventos.nic.br/curso/programa-formacao-docente-em-direitos-humanos-digitais-fgv-nicbr/.
Ainda, no Portal Internet Segura do NIC.br (https://internetsegura.br), há diversos materiais gratuitos de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos sobre temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, além de pessoas com mais de 60 anos e técnicos em Internet e Redes.
Sobre os expositores e mediadores
Daniela Costa (Doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br|NIC.br)
Ainda, no Portal Internet Segura do NIC.br (https://internetsegura.br), há diversos materiais gratuitos de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos sobre temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, além de pessoas com mais de 60 anos e técnicos em Internet e Redes.
Sobre os expositores e mediadores
Daniela Costa (Doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br|NIC.br)
Doutora em Educação e mestre em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Design Instrucional, pelo Senac-SP e em Gestão de cursos a distância, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Letras, com licenciatura em língua portuguesa, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisa a relação entre educação e tecnologias digitais, com enfoque em temas como cidadania e letramento digital e desenvolvimento humano. Coordena a pesquisa TIC Educação, estudo nacional sobre o acesso e o uso de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais entre alunos e professores de escolas de Educação Básica, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniela-costa-22048438/
Débora Garofalo (Professora e coordenadora de Tecnologia e Inovação e CIEBP da SEDUC-SP)
Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 16 anos da rede pública de SP, idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que tornou-se uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e colunista da Rede Inovadora na Editora Moderna.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniela-costa-22048438/
Débora Garofalo (Professora e coordenadora de Tecnologia e Inovação e CIEBP da SEDUC-SP)
Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 16 anos da rede pública de SP, idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que tornou-se uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e colunista da Rede Inovadora na Editora Moderna.
Integrante da comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo e Palestrante em grandes eventos Nacionais e Internacionais. Pelo trabalho realizado na Educação Pública, recebeu diversos prêmios importantes, entre eles: Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Medalha de Pacificadores da ONU 2019 e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.
Redes Sociais - Facebook: Débora Garofalo / Instagram e Twitter: @Garofalodebora
Eliane Leite (Diretora da Escola Técnica Estadual Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara e fundadora da Uzoma Diversidade, Educação e Cultura)
Redes Sociais - Facebook: Débora Garofalo / Instagram e Twitter: @Garofalodebora
Eliane Leite (Diretora da Escola Técnica Estadual Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara e fundadora da Uzoma Diversidade, Educação e Cultura)
Apaixonada por pessoas, uma ativista apaixonada pela educação por acreditar no poder transformador da educação. Diretora da Escola Técnica Estadual Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara. Professora da rede pública há 27 anos. Fundadora da Uzoma Diversidade, Educação e Cultura. Palestrante. Prêmio Educadora do Ano 2020 da XP Inc. Prêmio Mulher Negra Latino Americana Caribenha – 2018. Especialista em Gestão Estratégica para Educação. Formada em Matemática pela PUC-SP. Conselheira do Plano de Menina. Co-autora do livro Mulheres que transformam. Líder do Comitê de Educação e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
Redes sociais - Instagram: @eliane.leite.malteze e @uzoma.diversidade / LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/uzomadiversidade e https://www.linkedin.com/in/eliane-leite-alcantara-malteze-981a9ab3
Grace Kelly Gonçalves (Especialista e Design de Tecnologia Educacional no Colégio Miguel de Cervantes)
Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU- USP), licenciada em Matemática e pós-graduada em Computação aplicada à Educação pela USP ICMC. Coordenadora da Comunidade Praxis. Idealizadora e coordenadora da Comunidade Te & Ti Partners Brasil.
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gracegoncalves/ / Facebook: https://www.facebook.com/migueldecervantes e https://www.facebook.com/TeTiPartners / Instagram: https://www.instagram.com/colegiomigueldecervantes/
Guilherme Alves (Coordenador de Engajamento de Jovens na Safernet Brasil)
Redes sociais - Instagram: @eliane.leite.malteze e @uzoma.diversidade / LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/uzomadiversidade e https://www.linkedin.com/in/eliane-leite-alcantara-malteze-981a9ab3
Grace Kelly Gonçalves (Especialista e Design de Tecnologia Educacional no Colégio Miguel de Cervantes)
Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU- USP), licenciada em Matemática e pós-graduada em Computação aplicada à Educação pela USP ICMC. Coordenadora da Comunidade Praxis. Idealizadora e coordenadora da Comunidade Te & Ti Partners Brasil.
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gracegoncalves/ / Facebook: https://www.facebook.com/migueldecervantes e https://www.facebook.com/TeTiPartners / Instagram: https://www.instagram.com/colegiomigueldecervantes/
Guilherme Alves (Coordenador de Engajamento de Jovens na Safernet Brasil)
Jornalista (UERJ) e Mestre em Tecnologia em Sociedade (UTFPR), atua desde 2016 em projetos de pesquisa e para engajamento de públicos diversos em temas relacionados ao uso seguro, crítico e responsável das tecnologias.
Redes sociais - @guilhotinas (Twitter) e /guilherme7alves (LinkedIn)
Guilherme Forma Klafke (Líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP)
Redes sociais - @guilhotinas (Twitter) e /guilherme7alves (LinkedIn)
Guilherme Forma Klafke (Líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP)
Doutor (2019) e Mestre (2012-2015) em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Professor do programa de pós-graduação lato sensu da FGV DIREITO SP. É colaborador da Sociedade Brasileira de Direito Público desde 2011, onde coordenou a Escola de Formação Pública (2017). Foi professor de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018). Coordena e desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Constitucional, Jurisdição Constitucional, Ensino Jurídico, Ensino Participativo, Direitos Humanos Digitais e Filosofia do Direito.
Redes sociais - https://www.linkedin.com/in/guilherme-forma-klafke/
Karolyne Utomi (Advogada)
Redes sociais - https://www.linkedin.com/in/guilherme-forma-klafke/
Karolyne Utomi (Advogada)
Especialista em Privacidade, Proteção de Dados Pessoais, Direito Digital, Compliance e Contratos. Empreendedora em iniciativas para a Educação e Cidadania Digital. Sócia fundadora da Kaosu e Rigopoulos Sociedade de Advogados. Sócia fundadora da Consultoria Kaosu (Educação digital para crianças e adolescentes).
Redes sociais - Instagram: @karolutomi e Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karolyne-utomi-811404163/
Kelli Angelini (Gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br)
Redes sociais - Instagram: @karolutomi e Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karolyne-utomi-811404163/
Kelli Angelini (Gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br)
Trabalha com direito digital desde 2002, quando passou a ser responsável pelas ações judiciais envolvendo conflitos na Internet no NIC.br e dali para frente cuida de diversos projetos relacionados ao tema. Em 2010 foi a idealizadora no Brasil do Sistema Administrativo de Conflitos de Internet no NIC.br, implementando um mecanismo rápido e eficiente de solução de conflitos online para nomes de domínios na Internet. Em 2014, depois de ser mãe por duas vezes, começou a focar seus esforços e dedicar parte do seu tempo em instruir crianças e adolescentes no uso da Internet para prevenir que eles tenham problemas online ou que sejam autores de atos abusivos na Internet. Autora de livro sobre nomes de domínio e de Guias com instruções para professores, pais, adolescentes e idosos.
Redes sociais - https://www.linkedin.com/in/kelli-angelini-7a3a6568/
Lúcia Dellagnelo (Diretora-presidente do CIEB)
Redes sociais - https://www.linkedin.com/in/kelli-angelini-7a3a6568/
Lúcia Dellagnelo (Diretora-presidente do CIEB)
Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Nascida em Florianópolis (SC), Lúcia foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de seu estado natal, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Tornou-se uma referência nacional e internacional no tema da tecnologia educacional. Entre outras atuações, preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.
Redes sociais - Facebook: @CIEB.net / Instagram - @cieb.inovação / LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cieb-net/ e https://www.linkedin.com/in/luciadellagnelo/
Maíra Bosi (Comunicadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana
Coordenadora de comunicação do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Redes sociais - Facebook: @CIEB.net / Instagram - @cieb.inovação / LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cieb-net/ e https://www.linkedin.com/in/luciadellagnelo/
Maíra Bosi (Comunicadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana
Coordenadora de comunicação do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Redes Sociais - Instagram: @mairambosi e @criancaeconsumo / Facebook: www.facebook.com/programacriancaeconsumo
Mariana Ochs (Coordenadora do EducaMídia)
Mariana Ochs (Coordenadora do EducaMídia)
Designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e também Google Innovator e Trainer, atuando na formação de educadores e na aproximação entre a escola e a cultura digital. É co-autora do Guia da Educação Midiática, publicado em 2020. Em todas as frentes, busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de inclusão social e fortalecimento da democracia.
Redes sociais: @mariochs e @educamidia (Instagram e Twitter)
Marina Feferbaum (Coordenadora acadêmica do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP)
Redes sociais: @mariochs e @educamidia (Instagram e Twitter)
Marina Feferbaum (Coordenadora acadêmica do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP)
Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.
Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/marinafeferbaum/
Pedro Hartung (Advogado e Coordenador jurídico do Instituto Alana)
Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/marinafeferbaum/
Pedro Hartung (Advogado e Coordenador jurídico do Instituto Alana)
Docente e membro do Painel Técnico do Curso de Liderança Executiva do Center on the Developing Child do NCPI / Harvard University. Doutor em Direito do Estado pela USP com doutorado sanduíche em 2017 pela Harvard Law School e Pesquisador Visitante no Child Advocacy Program da mesma instituição. Pesquisador visitante do Max-Planck-Institute de Direito Público Comparado e Internacional. Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrou em 2017 a equipe do Legal Policy Office do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (OHCHR/ONU), em Genebra.
Redes sociais - Instagram: @pedro.hartung
Prof. Dr. Herbert Lima (Secretário da Educação de Sobral/CE)
Redes sociais - Instagram: @pedro.hartung
Prof. Dr. Herbert Lima (Secretário da Educação de Sobral/CE)
Atualmente também é coordenador adjunto do Comitê de Formação no Estado do Ceará do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFC no Estado do Ceará.
É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC).
Redes sociais - Facebook: https://www.facebook.com/herbert.lima.758 e Instagram: https://www.instagram.com/herbert_lima_vasconcelos/
Renata Ferraz (Coordenadora da área de Políticas Educacionais na Fundação Lemann)
É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC).
Redes sociais - Facebook: https://www.facebook.com/herbert.lima.758 e Instagram: https://www.instagram.com/herbert_lima_vasconcelos/
Renata Ferraz (Coordenadora da área de Políticas Educacionais na Fundação Lemann)
Formada em Direito e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo.
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/renata-ferraz-2293595b/ e Instagram:@ferrazre
Rodrigo Hübner Mendes (Fundador e CEO do IRM)
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/renata-ferraz-2293595b/ e Instagram:@ferrazre
Rodrigo Hübner Mendes (Fundador e CEO do IRM)
Mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas e atua como professor e pesquisador na área da educação inclusiva. Em 1994, fundou o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos cuja missão é garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade na escola comum. O Instituto desenvolve programas de pesquisa, formação continuada e advocacy. Ao longo de sua trajetória, o Instituto atendeu mais de 100.000 educadores de todos os estados brasileiros e impactou cerca de 1 milhão de estudantes.sh Seu portal sobre educação inclusiva, DIVERSA, oferece uma vasta biblioteca com referências práticas sobre como acolher as diferenças humanas nas escolas e recebe visitas de várias partes do mundo. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Desde 2015, trabalha como consultor para a UNESCO e para o Governo de Angola. É autor dos livros “Artes visuais na educação inclusiva” e “Educação Inclusiva na prática”.
Redes sociais - Instagram: @institutorodrigomendes e @rodrigo_hubner_mendes
Rodrigo Nejm (Diretor de Educação da SaferNet Brasil)
Redes sociais - Instagram: @institutorodrigomendes e @rodrigo_hubner_mendes
Rodrigo Nejm (Diretor de Educação da SaferNet Brasil)
Coordena ações de promoção do uso crítico e responsável da Internet e o Safer Internet Day no Brasil, desde sua primeira edição nacional em 2009. Doutor em psicologia e pesquisador pós-doutorando na área de interações sociais e privacidade nos ambientes digitais na Pós-Graduação em Psicologia da UFBA e membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias e Sociedade (GITS/UFBA). Membro do Grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do Cetic.br|NIC.br.
Redes sociais - @safernetbr (Instagram) e @safernet (Twitter)
Rosa Lamana (Formadora SEDUC SP/EFAPE)
Redes sociais - @safernetbr (Instagram) e @safernet (Twitter)
Rosa Lamana (Formadora SEDUC SP/EFAPE)
Professora de Educação Básica I e II da SEDUC-SP. Especialização em Tecnologias em Educação - Formação de Professores PUC/RJ. Mestre em Educação: Currículo - Novas Tecnologias em Educação PUC/SP. Líder Educação Aberta/Cátedra da Unesco/UNB/Educa digital. Foi membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB/SP. Atualmente é integrante da Escola de Formação de Profissionais da Educação da SEDUC-SP, do grupo de pesquisa Comunidade Práxis e uma das idealizadoras da plataforma Pilares do Futuro.
Taís e Roberta Bento (Especialistas na Relação Família-Escola e fundadoras do SOS Educação)
Taís e Roberta Bento (Especialistas na Relação Família-Escola e fundadoras do SOS Educação)
São especialistas na relação Família e Escola. São mãe e filha, educadoras e Fundadoras do SOS Educação, projeto nas redes sociais e internet que ajuda pais e escola a melhorar a relação dos filhos com os estudos. São também autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!” e, como palestrantes, viajam o país ajudando escolas a se conectar com as famílias. Escrevem a coluna Escola da Revista Pais&Filhos e o site faz parte do site do Estadão.
Redes sociais- Instagram: @soseducacao e Facebook: socorromeufilhonaoestuda Site: www.soseducacao.com.br
Verônica Cannatá (Cordenadora e professora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri)
Redes sociais- Instagram: @soseducacao e Facebook: socorromeufilhonaoestuda Site: www.soseducacao.com.br
Verônica Cannatá (Cordenadora e professora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri)
Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades no curso Metodologias ativas para uma educação inovadora. Doutoranda em Educação: Currículo (PUC SP). Mestra em Educação pela UMESP. Pós-graduada em Sistema de Informação. Licenciada e bacharel em Ciências Sociais. Membro da ABPEducom. Participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemann. É educadora-referência em Ensino Híbrido. Autora do capítulo sobre a Gestão Escolar no livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ver%C3%B4nica-cannat%C3%A1-b396791b/ e https://www.linkedin.com/school/colegiodante/ / Instagram: https://www.instagram.com/colegiodante/ / Facebook: https://www.facebook.com/ColegioDanteOficial
Redes sociais - LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ver%C3%B4nica-cannat%C3%A1-b396791b/ e https://www.linkedin.com/school/colegiodante/ / Instagram: https://www.instagram.com/colegiodante/ / Facebook: https://www.facebook.com/ColegioDanteOficial