NIC.br

Ir para o conteúdo
12 DEZ 2019

Projeto do CGI.br, MCTIC e UFMG fomenta empreendedorismo com uso de tecnologias web em Brumadinho (MG)




Lançado na sexta-feira (6/12), o projeto piloto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho está com chamada pública aberta

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Empreendedorismo Inovação (SEMPI), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciam o lançamento do projeto piloto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho, que irá apoiar projetos de pesquisa que tenham potencial de negócio ou de mitigação de problemas da cidade de Brumadinho (MG). O lançamento ocorreu na sexta-feira (6/12) para os estudantes na UFMG, e contou com a presença do Ministro Marcos Pontes, do MCTIC. A chamada pública do projeto está disponível no endereço https://ceweb.br/projetos/moverse-na-web-brumadinho/.

O projeto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e empreendedores interessados em utilizar tecnologias web na construção das soluções. Os estudantes e empreendedores serão capacitados por meio de treinamento intensivo para empreenderem utilizando essas tecnologias.

"Com a iniciativa, esperamos incentivar o desenvolvimento de novas habilidades empreendedoras com o uso de tecnologias emergentes que convergem para a Web, gerar soluções com maior valor agregado e resolver problemas reais de Brumadinho, assim como unir esforços, competências e conhecimentos técnicos para estimular o empreendedorismo de base tecnológica no Brasil", ressalta Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que desenvolve pesquisas sobre tecnologias emergentes na Web. 

Além de promover a capacitação de estudantes em temas como tecnologias web e Internet das Coisas (IoT) o CGI.br/NIC.br serão responsáveis por conceder bolsas para financiar a capacitação dos estudantes. A cidade de Brumadinho foi escolhida como alvo deste projeto. Os estudantes interessados em participar do projeto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho deverão contatar suas Instituições de Ensino Superior, que deverão enviar as propostas exclusivamente no correio eletrônico endereço eletrônico ceweb@nic.br. Acesse a chamada pública e leia mais sobre o projeto: https://ceweb.br/projetos/moverse-na-web-brumadinho/.

Sobre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é um órgão da administração federal direta, criado em 12 de maio de 2016 com a Medida Provisória nº 726, convertida na Lei nº 13.341, de 29 de setembro de 2016. Com a missão de produzir conhecimento, produzir riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros, o ministério é responsável pelas políticas nacionais de telecomunicações, radiodifusão pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação, entre outras atribuições.

Para desenvolver suas atividades, o Ministério ainda conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais com a missão de garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Sobre o Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Marina Faria – mfaria@webershandwick.com - (11) 3027-0241
Victor Sartori - vsartori@webershandwick.com - (11) 3027-0223
Carolina Boccardo - cboccardo@webershandwick.com - (11) 98708-0117

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/