NIC.br

Ir para o conteúdo
05 FEV 2020

No Dia da Internet Segura evento em São Paulo discutirá o bem-estar no espaço digital




Encontro na terça-feira (11/02), promovido pelo CGI.br, NIC.br e SaferNet Brasil, debaterá temas como privacidade, criptografia e desinformação. Inscrições gratuitas, participe!


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a SaferNet Brasil, promovem na próxima terça-feira (11/02) – Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, SID na sigla em inglês) – um encontro com especialistas para debater o uso seguro e responsável da rede. O evento contará com a participação da convidada internacional Sandra Cortesi (Berkman Klein Center – Universidade de Harvard) e de representantes dos diversos setores: empresas, comunidade científica e tecnológica, terceiro setor e Governo. O evento é aberto à participação de todos os interessados, que devem se inscrever em: https://www.safernet.org.br/site/sid2020/programacao. As vagas são limitadas.

O Dia da Internet Segura acontece simultaneamente em mais de 140 países e tem o intuito de envolver pessoas e diferentes setores em ações de conscientização, orientação, prevenção, autocuidado e promoção do uso seguro e da cidadania on-line. Quanto ao Brasil, a 12ª edição já conta com mais de 40 atividades cadastradas em diferentes cidades, a partir de mobilização da SaferNet.

Sob o tema global “Unidos por uma Internet mais Positiva”, o evento traz discussões sobre bem-estar na era digital, segurança, privacidade, criptografia, educação para o uso seguro e consciente da Internet, Inteligência Artificial, liberdade de expressão e desinformação on-line. “O Dia da Internet Segura representa um esforço contínuo e necessário para se discutir sobre como tornar a rede ainda mais sólida e segura, no que diz respeito a questões como a importância da criptografia, as consequências da disseminação da desinformação on-line e como combatê-la, e outros. São temas de extrema relevância a serem discutidos entre os diversos setores da sociedade”, enfatiza Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Ainda durante o encontro, serão lançadas estatísticas elaboradas pela SaferNet a partir das denúncias recebidas em 2019 na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. “É cada vez mais necessário discutir a construção de um ambiente on-line em que os diferentes tipos de usuários possam compreender seu papel na promoção de um ambiente positivo e seguro. Dos desafios na área de saúde emocional, aos aspectos mais técnicos de criptografia, é vital uma abordagem multissetorial para tomar ações que equilibrem a proteção aos direitos humanos”, complementa Thiago Tavares, presidente da SaferNet e membro do CGI.br.

Além dos recursos compilados na página do Dia da Internet Segura no Brasil (www.diadainternetsegura.org.br), o CGI.br e o NIC.br disponibilizam gratuitamente no Portal Internet Segura diversos materiais de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, pessoas com mais de 60 anos, técnicos e temas de interesse geral, que podem ser acessados gratuitamente em https://internetsegura.br/. Na página da SaferNet também é possível encontrar materiais de apoio e o Canal de Ajuda que orienta usuários pela própria Internet (https://www.safernet.org.br).

Anote na Agenda
Dia da Internet Segura 2020
Data: 11 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9h
Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, Mezanino, São Paulo, SP
Programação e inscrições: https://www.safernet.org.br/site/sid2020/programacao. Vagas limitadas.
Endereço da transmissão on-line: https://www.youtube.com/NICbrvideos.
Credenciamento de jornalistas e solicitações de entrevistas para o CGI.br e NIC.br: contatar Ana Jones no telefone (11) 3027-0200 ramal: 312 ou pelo e-mail: ana.jones@webershandwick.com
Solicitações de entrevistas para a SaferNet Brasil: comunicacao@safernet.org.br

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br           
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br     
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Sobre a SaferNet Brasil  
SaferNet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: https://www.safernet.org.br/.

Contatos para a Imprensa – SaferNet Brasil:
Juliana Alencar - (11) 97668-6481

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jones -
ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/