NIC.br

Ir para o conteúdo
03 SET 2019

Inscrições abertas para o 9º Fórum da Internet no Brasil




Evento será sediado em outubro na cidade de Manaus (AM) e fomentará discussões sobre inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, ética na Internet, dentre outros temas

Estão abertas as inscrições para a 9º edição do Fórum da Internet no Brasil, evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que será realizado em Manaus (AM) entre os dias 1º e 4 de outubro. A programação é composta por sessões principais e 27 workshops que buscam fomentar discussões sobre uma Internet mais plural, segura e acessível, sobre os desafios para a inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, diversidade e ética na Internet, entre outros temas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço: https://forumdainternet.cgi.br/.

A programação do evento foi construída de forma colaborativa, a partir de uma chamada de propostas de workshops aberta à participação de todos os setores de representação no CGI.br: governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. No total, foram recebidas 55 propostas, sendo 27 selecionadas para compor a programação do Fórum.

Como enfrentar o discurso de ódio no âmbito digital; questões regulatórias, técnicas e de políticas públicas relacionadas à expansão das tecnologias de reconhecimento facial no Brasil; a responsabilidade das plataformas por conteúdo abusivo on-line e a proteção de crianças e adolescentes na Internet serão alguns dos temas abordados no evento. Confira a lista completa dos workshops selecionados em: https://forumdainternet.cgi.br/atualizacoes/view/2/workshop-selecionado/.

Essa será ainda uma oportunidade para debater o acesso à Internet nos municípios do interior do Amazonas. Principal espaço brasileiro de discussões sobre a governança da Internet, o Fórum chega pela primeira vez à cidade de Manaus mobilizando o debate em torno de temas relevantes não só no âmbito nacional e internacional, mas também local. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada no dia 28 de agosto pelo CGI.br, 36% dos domicílios na região Norte do Brasil não possuem acesso à Internet. “Ainda há muito a avançar em relação a infraestrutura de Internet na região, e justamente por isso é importante promover essa discussão no Fórum", destaca Tanara Lauschner, conselheira do CGI.br.

"A 9ª edição do evento acontece em um momento especial para o CGI.br, ano em que comemora os 10 anos da sua Declaração de Princípios para a Governança e Uso da Internet, que prevê que o acesso à Internet deve ser universal, para que ela seja um meio para o desenvolvimento social e humano, contribuindo na construção de uma sociedade inclusiva e não discriminatória em benefício de todos”, complementa José Luiz Ribeiro, conselheiro do CGI.br e coordenador do Grupo de Trabalho da nona edição do evento.

Dia Zero

Além dos workshops, o Fórum também contará com a realização de atividades auto organizadas por instituições no chamado “Dia Zero”, que será em 1º de outubro. As organizações utilizarão o espaço do evento para discussões temáticas, encontros de grupos, divulgação de projetos ou outros tipos de atividades que sejam pertinentes ao público participante do Fórum.

A programação completa do Fórum ficará disponível em breve no sítio do evento, que também será transmitido ao vivo no canal do NIC.br no YouTube.

Anote na Agenda
Fórum da Internet no Brasil
Data: 1º a 4 de outubro
Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Av. Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus - AM, 69058-795
Inscrições gratuitas pelo sítio: https://forumdainternet.cgi.br/
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão web: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Boccardo - cboccardo@webershandwick.com 
- (11) 3531-4968
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/