NIC.br

Ir para o conteúdo
17 JUN 2021

Com foco na operação de provedores, segunda edição on-line da Semana de Capacitação está com inscrições abertas




Serão cinco minicursos oferecidos gratuitamente pelo Ceptro.br, com direito a certificado; iniciativa é voltada para profissionais de provedores de Internet e administradores de redes

Nos últimos meses a Internet ganhou ainda mais relevância no cotidiano das pessoas, seja na vida privada ou no trabalho. Se outros setores enfrentam uma crise devastadora, isso não se aplica ao tecnológico. Diante de um mercado aquecido, mas concorrido, cresce a demanda por profissionais qualificados. Quem é da área sabe da importância de se atualizar continuamente para não deixar escapar oportunidades de crescer na carreira. Foi pensando nisso que o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou, no ano passado, a Semana de Capacitação, cujo objetivo é promover minicursos gratuitos de alto nível técnico relacionados à Internet e redes. A segunda edição on-line da iniciativa, que acontece de 21 a 25 de junho, já está com inscrições abertas.

Os minicursos são independentes, portanto, não há problema se o aluno acompanhar um dia ou outro, até porque os vídeos ficarão disponíveis no canal do NIC.br no YouTube e poderão ser acessados a qualquer momento. Mas atenção: só recebe certificado de participação quem assistir às aulas em tempo real!

“Ao vivo, é possível interagir, tirar dúvidas pelo chat, o que consideramos muito importante para a fixação do aprendizado. Vamos disponibilizar uma equipe para receber as perguntas e encaminhá-las aos instrutores. As aulas serão ministradas pelo NIC.br e por nossos parceiros de conteúdo, que são escolhidos de forma criteriosa”, explica o analista sênior do Ceptro.br|NIC.br, Eduardo Barasal Morales, idealizador da iniciativa, acrescentando que cada um dos minicursos oferece certificação individual.

Segundo Eduardo, os assuntos abordados nesta edição são diferentes dos tratados em 2020. “Para esta edição, optamos por temas que podem ajudar na operação dos provedores. Nós queremos colaborar para o aprimoramento técnico dos provedores de Internet, capacitando o pessoal que ali trabalha, de forma a contribuir também para termos uma Internet com mais qualidade para todos”.

As aulas serão transmitidas das 9h às 12h (horário de Brasília, UTC -3), pelo canal do NIC.br no YouTube ou pela página da entidade no Facebook.

Como atividade de encerramento da Semana de Capacitação, na sexta-feira (25), das 14h às 16h, acontece a Feira Virtual em um ambiente estilizado como um game, que permite uma interação muito próxima à que acontece em um evento presencial, em um formato lúdico e atrativo. Nesse ambiente há corredores, estandes, salas de reuniões privadas, auditórios e espaços de descontração, com o intuito de proporcionar contato direto com os instrutores dos cursos, com a equipe do NIC.br e patrocinadores, gerando oportunidades para networking, negócios e descontração.

Os minicursos são uma oportunidade para os profissionais dos provedores de Internet e administradores de redes se aprofundarem em tecnologias e boas práticas, como instrumentação óptica, redes FTTH de alto desempenho, uso avançado de communities BGP, segurança para provedores e o funcionamento das principais CDNs hoje em operação.

Confira a seguir a lista de minicursos desta edição:

Segunda-feira, 21 de Junho, das 9 às 12h - Instrumental óptico para provedores de Internet

Instrutor:
José Torrone (LaserCom)

Terça-feira, 22 de Junho, das 9 às 12h - O passo a passo para planejar e expandir uma rede FTTH de alto desempenho

Instrutores:
Marcelo Machado (FiberSchool)
Matheus Marmentini (FiberSchool)

Quarta-feira, 23 de Junho, das 9 às 12h - Tutorial de boas práticas avançadas para sistemas autônomos: communities

Instrutores:
Eduardo Barasal Morales (NIC.br)
Tiago Jun Nakamura (NIC.br)

Quinta-feira, 24 de Junho, das 9 às 12h - Segurança avançada para um provedor

Instrutores:
Cristine Hoepers (CERT.br|NIC.br)
Klaus Steding-Jessen (CERT.br|NIC.br)

Sexta-feira, 25 de Junho, das 9 às 12h - CDNs: entenda como funcionam os principais caches da atualidade

Instrutores:

Antonio Marcos Moreiras (NIC.br)
Caio Misticone (Netflix)
Claudiney Magno Soares (Globo)
Erick Cassal (Akamai)
Marcos Sant’Anna (Globo)
Rogerio Mariano (Azion)
Ticiane Takami (Cloudflare)

Para saber mais detalhes e garantir sua inscrição, acesse: https://semanacap.bcp.nic.br/2-online

O evento conta com o patrocínio de: Juni Link IP & Cloud Network by GIOVANELI Consultoria; WZTECH Networks; ICANN; NETFINDERSBRASIL; Novatec Editora; Solintel; Cisco e Logicalis; 4Bios IT Academy; Globo; Netflix; FiberX e Huawei e com o apoio de mídia da Revista RTI e Infra News Telecom.

Anote na agenda

Semana de Capacitação - Edição on-line 2
Datas:
de 21 a 25 de junho de 2021
Horário: das 9 às 12h
Inscrição gratuita em: https://cursoseventos.nic.br/curso/sem-cap-online

Feira Virtual
25 de junho (sexta-feira), das 14 às 16h
.

 

Sobre o Ceptro.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

 

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo -
 Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Soraia Marino - Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/