NIC.br

Ir para o conteúdo
07 MAR 2023

CGI.br divulga lista de workshops selecionados para o 13º Fórum da Internet no Brasil




Vinte e sete propostas foram escolhidas e comporão a programação do evento de 30 de maio a 2 de junho em Uberlândia (MG)

Já está disponível a lista dos 27 workshops selecionados para o 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB13), que acontecerá de 30 de maio a 2 de junho de 2023 na cidade de Uberlândia (MG). Ao todo 96 propostas, encaminhadas por pessoas e organizações, passaram pela avaliação de uma comissão multissetorial. Realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, o FIB contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil. 

Os workshops escolhidos e que farão parte da programação do evento contemplam participantes das cinco regiões do país, que são ligados aos setores: governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Estão distribuídos nos seguintes macrotemas:

- Dados, informações e conteúdos digitais;
- Diversidade e inclusão;
- Infraestrutura, acesso e conectividade;
- Internet, sociedade e cidadania;
- Novas tecnologias e IA;
- Privacidade e segurança;
- Questões jurídicas, regulatórias e extraterritoriais;
- Temas relacionados a saúde e a educação.

“O Fórum é um espaço democrático de discussão sobre diversos temas da governança da Internet, e a construção colaborativa de sua programação é um reflexo disso. Estamos muito entusiasmados por realizar a 13ª edição em Uberlândia, pela primeira vez numa cidade do interior, que certamente propiciará contribuições de extrema relevância para o debate multissetorial”, destaca Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho da 13ª edição do evento. 

Para conferir a relação completa e os detalhes de cada proposta selecionada, acesse https://forumdainternet.cgi.br/fib13/propostas-de-workshops-selecionados/. As inscrições para os interessados em acompanhar presencialmente as discussões do FIB13 serão abertas em abril. 

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em https://forumdainternet.cgi.br/

Pré-IGF
O FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), da Organização das Nações Unidas (ONU). Inspirado no modelo de composição do CGI.br, o evento tem caráter multissetorial, mobilizando os setores empresarial, governamental, terceiro setor e a comunidade científica e tecnológica.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino
- Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/