NIC.br

Ir para o conteúdo
20 SET 2022

CERT.br lança dicas de segurança sobre furto de celular




"O que é IMEI" e "Apagando os dados do celular remotamente" são vídeos lançados de forma complementar pelo Cidadão na Rede, do Ceptro.br

Toda praticidade que o celular traz pode rapidamente se tornar um pesadelo se o dispositivo cair em mãos erradas. Esse é um dos alertas feitos pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no fascículo Furto de Celular, lançado nesta terça-feira (20). O material, que faz parte da Cartilha de Segurança para Internet, reúne dicas de segurança essenciais não apenas sobre o que fazer se um furto ocorrer, mas também como se preparar de forma antecipada e reduzir danos.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2021, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, 85% dos usuários de Internet no Brasil acessaram a rede por meio do telefone celular, o que corresponde a mais de 156 milhões de pessoas. "O celular concentra muitas informações sensíveis, incluindo senhas e aplicativos sempre conectados. Os casos de furto de celular são crescentes, bem como de golpes e fraudes bancárias que ocorrem a partir deles. O fascículo foi elaborado para todos os usuários de Internet, é imprescindível que todos estejam bem orientados", afirma Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.

O fascículo detalha, por exemplo, configurações que são úteis para quando o furto ocorrer, mas que devem ser pensadas antecipadamente, entre elas: proteger o chip SIM com senha, ativar a localização para que o aparelho seja apagado remotamente e fazer backups. Já no caso de furto do aparelho, é necessário notificar as instituições financeiras, contatar a operadora de celular para desativar o chip SIM e bloquear o IMEI do aparelho, fazer boletim de ocorrência e trocar senhas, entre outras medidas. Confira o fascículo na íntegra: https://cartilha.cert.br/.

Vídeos Cidadão na Rede
De forma complementar ao fascículo Furto de Celular, o Cidadão na Rede, projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), do NIC.br, que difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, lançou os vídeos "O que é IMEI" e "Apagando os dados do celular remotamente". São vídeos curtos, de 15 segundos cada, com instruções e detalhamento adicional ao conteúdo do fascículo.

A partir dos vídeos e descrição de cada um deles, os usuários entendem, por exemplo, que o IMEI é uma espécie de documento de identidade para um dispositivo móvel, além da importância de anotá-lo ao adquirir um aparelho novo. Também conhecem o passo a passo para, em diferentes sistemas operacionais, deletar remotamente todo o conteúdo do celular. Relacionados ainda com o assunto, o Cidadão na Rede já disponibiliza vídeos sobre furto de celular, uso de senhas fortes para evitar fraudes, como recuperar contas e dados após o furto, entre outros. Acesse o sítio do projeto e conheça todos os vídeos: https://cidadaonarede.nic.br/.

Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579
Ana Cássia Siqueira - asiqueira@webershandwick.com - (11) 99687-7152 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/