NIC.br

Ir para o conteúdo
19 MAI 2020

Está no ar o Camada 8, canal de podcast do Ceptro.br/NIC.br




Temas sobre infraestrutura da Internet, redes e tecnologia serão abordados em episódios mensais

Profissionais da área de tecnologia têm agora mais uma opção para se informar sobre infraestrutura da Internet, redes e tecnologia em geral: o podcast Camada 8, iniciativa da equipe de capacitação do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com um episódio novo a cada mês, o Camada 8 debaterá temas como os Pontos de Troca de Tráfego Internet e prevenção a ataques distribuídos de negação de serviço (em inglês, Distributed Denial of Service - DDoS), entre muitos outros assuntos do dia-a-dia da comunidade técnica, dos profissionais de redes, estudantes e demais interessados.

O episódio de estreia analisa assunto do momento: os impactos da pandemia COVID-19 na área de tecnologia. “Um dos acontecimentos mais importantes na área de redes nesse período foi o reconhecimento da Internet como serviço essencial para a população e o país. Muitas pessoas estão em suas casas, trabalhando e consumindo conteúdo on-line. A Internet é um serviço que não deve parar de jeito nenhum. Afinal, quem viveria sem Internet hoje em dia?”, questiona no podcast Eduardo Barasal, coordenador da área de configuração de sistemas autônomos do Ceptro.br/NIC.br.

“Com tantas pessoas assistindo aos vídeos, fazendo conferências, ouvindo música, tudo ao mesmo tempo, o tráfego da Internet aumentou e segue tendência de crescimento. Por isso, é importante investigar se existem gargalos e riscos para a rede nesse período de maior demanda, o que procuramos fazer nesse primeiro episódio”, complementa Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

Para sintonizar no Camada 8, basta acessar: https://anchor.fm/camada8. O podcast do Ceptro.br/NIC.br também está disponível pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic, Google Podcasts e Overcast.