NIC.br

Ir para o conteúdo
01 MAI 2012

Virada Digital leva 72 horas de inovação e tecnologia a Paraty






Vela Network - 05/2012 - [ gif ]
Assunto: Evento

Três dias inteiros dedicados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Assim está sendo a Virada Digital, que começou ontem, dia 11 de maio, na cidade fluminense de Paraty. O evento terá 72 horas ininterruptas de atividades para geeks e amantes de novidades no setor. E pretende reunir milhares de interessados com uma grande diversidade de temas e palestrantes.

Atrações de diversos países marcam presença na cidade, que reúne demonstrações e experimentos nas áreas de mapeamento estético, transações financeiras via celular e criação musical por meio de softwares digitais. Inclusão social e digital também entra na lista, e compõe a programação com atrações musicais do Projeto Compacto Petrobras. Palestras conferências e oficinas completam a grade dos três dias de evento.

Entre as 70 atividades trazidas por 12 países convidados e pelo Brasil, o destaque fica para o Solar System Scope, simulador 3D interativo da Nasa, agência espacial americana. Um dos cartões postais da cidade foi transformado em um espaço para o evento, o Hub Praça do Chafariz, no qual o famoso chafariz foi totalmente incorporado (ver imagem). Outro projeto interessante é o Gira S.O.L., uma pequena instalação que funciona com a luz do Sol, reconhecendo de onde ela está vindo e se movimentando nesta direção, como se fosse uma flor. O projeto foi criado pelo grupo SCIArts. O festival também procura estimular a criatividade através da arte e interação, com o uso de obras de arte com QR Codes, que permite que os visitantes interajam usando as câmeras dos seus celulares. E traz oficinas voltadas à criatividade, empreendedorismo e sustentabilidade.

Quem não puder comparecer à histórica Paraty pode acompanhar a Virada Digital em um dos terminais interativos (hubs) nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde estão sendo feitas transmissões em tempo real. Além disso, os conteúdos estão sendo distribuídos gratuitamente em formato digital nos canais na internet.

O time de curadores que selecionaram as atrações inclui o rapper e ativista social MV Bill; o sociólogo Sérgio Amadeu, ativista do Software Livre e da Inclusão Digital e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR); a comunicadora Ivana Bentes, ativista da comunicação em rede e coordenadora do Pontão de Cultura ECO-UFRJ; a publicitária Suzana Apelbaum; a artista e escritora Martha Gabriel.

Cláudio Langone, ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e atual coordenador da Câmara Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, também faz parque da equipe, e ajuda com a programação voltada ao tema de sustentabilidade, que ganha destaque na primeira Virada Digital. Entre as atrações do evento estão ações para reduzir a pegada de carbono e processos para baixo consumo de água e energia, entre outras iniciativas.

A Virada Digital é uma realização da Nunui e da MPI Digital, com apoio dos governos municipais de Paraty e do Rio, da administração estadual e do governo federal.