NIC.br

Ir para o conteúdo
01 MAI 2009

Uso de computadores em pequenas empresas cai






PC Magazine - Maio/2009 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

A grande maioria das empresas brasileiras com 10 a 49 funcionários possuem computadores, no entanto houve pequena queda do uso dessa tecnologia no segmento entre 2007 e 2008. De acordo com dados de 2008 da pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação por empresas no Brasil (TIC Empresas), atualmente 92% das pequenas empresas usam computadores, enquanto em 2007 o índice registrava 94%. Já no caso das médias e grandes, todas utilizam a máquina, segundo o levantamento.

Por setor de atividade, as imobiliarias possuem 69% dos funcionários trabalhando com computador, é o segmento que possui a maior proporção de usuários de computadores, seguido pelo comércio, com 56% dos empregados teclando.

Software de livre A TIC Empresas revela que também houve queda de 24% para 22% no número de empresas de menor porte que utilizam softwares abertos. Embora as empresas médias e grandes também não tenham registrado crescimento significativo nesse quesito, é maior a proporção daquelas que usam esse sistema operacional, totalizando 44% e 61% adeptas do código aberto, respectivamente.

Do total de estabelecimentos que trabalham com software livre, em 58% dos casos ele funciona no servidor, em 15% direto na máquina do funcionário, e em 25% em ambos os modos