NIC.br

Ir para o conteúdo
04 FEV 2019

Quer saber como proteger seus filhos na internet? Anote as dicas


Fantástico - 3/2/2019 - [gif]


Assunto: Segurança e Privacidade na Internet

Especialista ouvida pelo Fantástico orienta o que fazer para evitar que crianças e adolescentes caiam em golpes.

Neste domingo (3), o Fantástico mostrou que canais de vídeos infantis da internet têm sido roubados e usados como instrumento para extorquir dinheiro de crianças e adolescentes por golpistas virtuais.

Diante desta situação, fica a pergunta para muitos pais: como proteger meus filhos desses ladrões virtuais? A gente ouviu uma especialista no assunto, a advogada Kelli Angelini, gerente jurídica do NIC.br, que é a entidade que executa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil, para dar orientações sobre segurança virtual. Anote as dicas.

1) Estimule o diálogo

Tente conversar sobre as diversas possibilidades que a internet oferece e deixe que as crianças falem sobre as experiências delas – o que gostam ou não de fazer, quais sites ou jogos acessam mais, com quem e de que forma se relacionam. Procure estimulá-las a compartilhar com você as experiências desagradáveis que tiverem na internet. Para isso, tente montar cenários, citar problemas já ocorridos ou aproveitar oportunidades, como casos que estão sendo noticiados e comentados.

2) Ensine seus filhos sobre privacidade

Converse com seus filhos sobre a importância de manter a privacidade e que informações pessoais, como endereço residencial e escola onde estudam, não devem ser compartilhadas. Oriente-os para selecionar o círculo de amigos nas redes sociais, não aceitando pessoas desconhecidas ou não muito próximas. Ajude-os a configurar o perfil para que as postagens sejam privadas, de forma que apenas os amigos consigam acessar.

3) Observe o comportamento dos seus filhos

Atitudes como minimizar ou fechar aplicativos, trancar a porta do quarto, bloquear o celular ou tablet e ficar nervoso quando você está por perto podem indicar que seus filhos estão tentando esconder algo e, possivelmente, correndo riscos. Esse é o momento para tentar conversar e entender o que está ocorrendo. A relação de confiança é o mais importante. Converse e ouça antes de julgar, para que eles não tenham medo de relatar algum incômodo.

4) Reforce os cuidados que seus filhos devem ter com estranhos

Algumas pessoas se aproveitam da falsa sensação de anonimato da internet para tentar se aproximar de crianças e cometer crimes. Infelizmente, muitas crianças são iludidas e acabam se encontrando pessoalmente com desconhecidos e, sem que tenham noção, ficam expostas a grandes perigos. Oriente seus filhos para jamais marcar encontros com pessoas estranhas ou que conhecem apenas da internet.

5) Fique atento aos limites de idade

Diversos sites na internet estipulam idade mínima para os seus usuários. Algumas redes sociais, por exemplo, só podem ser usadas por quem tem mais de 13 anos. Quando crianças com idade inferior ao estipulado pelos sites mentem a idade para criar contas, elas ficam expostas a riscos, como o contato precoce com pessoas mal-intencionadas e o acesso a conteúdos considerados indevidos à sua faixa etária. Além disso, os pais podem ser responsabilizados, caso algo de ruim ocorra.

6) Utilize o controle parental

Um conjunto de recursos de segurança pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais, sites e equipamentos, como roteadores e consoles de jogos. Também pode ser instalado por meio de aplicativos pagos ou gratuitos. Esses recursos permitem definir filtros de acordo com a classificação etária do conteúdo, restringir os sites que as crianças podem (ou não podem) acessar, os aplicativos que elas podem executar, com quem elas podem se comunicar, entre outras questões.

Apesar de ser bastante útil, o Controle Parental deve ser usado como uma proteção adicional, já que pode apresentar falhas e não estar presente em todos os dispositivos e locais onde as crianças acessam à Internet, como a escola ou a casa dos amigos.

7) Ajude seus filhos a protegerem as contas de acesso

Explique aos seus filhos sobre a importância de criar boas senhas, evitando senhas fáceis de serem adivinhadas, como “123456”, “abcd”, “asdf”, nome, sobrenome, data de nascimento, nome do cachorro ou do time preferido. O recomendável é que eles escolham senhas longas, como uma frase que gostam muito, por exemplo “1 dia ainda verei os aneis de Saturno!!!”. Oriente-os para sempre saírem das contas de acesso quando usarem computadores de outras pessoas ou coletivos, como na casa de amigos, em bibliotecas e escolas, para que o próximo a utilizar não consiga acessá-las.

Fonte: Guia Internet Segura Para seus Filhos, do NIC.br