NIC.br

Ir para o conteúdo
29 ABR 2009

Pesquisa indica que 94% das empresas usam PCs






PC Magazine -29/04//2009 - [ gif ]
Autor: Fernando Souza Filho
Assunto: Indicadores

Cerca de 94% das empresas brasileiras usam computadores, sendo que esse número sobe para 97% no sul e no sudeste do país. Esse é o resultado da 4ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - TIC Empresas 2008, do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

O levantamento analisou 3,5 mil empresas com 10 ou mais funcionários em todo o território nacional. A pesquisa traz informações sobre a penetração e uso da internet no país, incluindo dados gerais sobre os sistemas TIC, governo eletrônico, segurança na rede, comércio eletrônico e habilidades no uso das TICs.

De acordo com o estudo, 94% das empresas brasileiras utilizam computadores, valor equivalente ao registrado em 2007. O indicador mostra que a adoção dessa tecnologia está diretamente ligada ao porte da companhia, chegando a 100% nas que possuem 50 funcionários ou mais.

Considerando as regiões do país, as companhias da região sul são as que apresentam maior proporção do uso do computador (97%).

O acesso remoto à rede da empresa também cresceu e já é realidade em 21% das organizações - um aumento de 6% nos últimos três anos. Com relação aos setores da economia, o segmento imobiliário se destaca: 35% das companhias desse setor possibilitam aos seus funcionários trabalharem remotamente.

Segundo o relatório, o uso de redes locais (LAN) com fio cresceu 6 pontos percentuais nos últimos três anos e está presente em 83% das empresas. Entretanto, a adoção das redes sem fio aumentou 7% em 2008, atingindo 35% desse público, o que sugere um processo de substituição das tecnologias.

Subiu para 53% o número de corporações que possuem website - valor 7 pontos percentuais maior em relação ao último período. De acordo com o estudo, esse indicador varia de acordo com o porte das empresas. Constata-se que nas corporações de médio porte, o crescimento é mais expressivo - 13 pontos percentuais em um ano.

Segundo o relatório, 89% das empresas brasileiras com acesso à Internet usaram a rede para acessar serviços públicos eletrônicos. Entre os serviços mais utilizados está a consulta do FGTS, com 60%; a pesquisa dos cadastros de inscrições estaduais, com 58% e a realização de pagamento online de impostos, com 57% das menções.